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Título: Estimation of intervention costs on urban pavements depending on the data acquisition method
Outros títulos: Estimativa dos custos de intervenção em pavimentos urbanos em função do método de aquisição de dados
Autor(es): Zanchetta, Fábio
Morais, Vitor Paiva
Viviani, Eliane
Fernandes Júnior, José Leomar
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9249-5594
https://orcid.org/0009-0005-7731-8994
https://orcid.org/0009-0009-9003-3095
https://orcid.org/0000-0002-0702-4596
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade Federal de São Carlos
Universidade de São Paulo
Assunto: Sistema de gerência de pavimentos urbanos
Aquisição de dados
Análise econômica
Data de publicação: 15-Mai-2023
Editora: Concilium
Referência: ZANCHETTA, Fábio et al. Estimation of intervention costs on urban pavements depending on the data acquisition method. Concilium, [S. l.], v. 23, n. 7, 2023. DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-1231-23E27A. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/1231. Acesso em: 23 nov. 2023.
Resumo: A conservação da malha viária dos municípios brasileiros é comumente realizada por reparos emergenciais e recapeamentos, cuja eficiência é questionável. O processo de tomada de decisão pode ser melhorado com a implantação e uso continuado de um Sistema de Gerência de Pavimentos Urbanos –SGPU. Essa pesquisa tem como objetivo analisar a influência do método de aquisição de dados da condição do pavimento na estimativa de custos de manutenção e reabilitação. Foram realizadas avaliações por caminhamento, considerada como referência pelos principais organismos rodoviários,e por meio de filmagens com câmera fixada na área externa de um automóvel. Em ambos os casos foi preenchido o mesmo formulário. O local do estudo foi o Município de Valparaíso de Goiás, no estado de Goiás, Brasil. Pelo método de vídeo-registro a necessidade orçamentária para os 78 segmentos de pista avaliados foi de R$2.270.569,60 e, por caminhamento, de R$2.767.870,40, 21% a mais, evidenciando o impacto do método de caminhamento na estimativa dos custos de M&R.
Abstract: The maintenance of the road network in Brazilian municipalities is commonly carried out through emergency repairs and resurfacing, whose effectiveness is questionable. The decision-making process can be improved by implementing and continuously using an Urban Pavement Management System -UPMS. This research aims to analyze the influence of the pavement condition data acquisition method on the estimation of maintenance and rehabilitation costs. Assessments were carried out by walking, considered as a reference by the main road agencies, and by filming with a camera fixed to the outside area of a car. In both cases, the same form was filled out. The study site was the municipality of Valparaíso de Goiás, in the state of Goiás, Brazil. Using the video-registration method, the budgetary need for the 78 evaluated segments of pavement was R$2,270,569.60, and through walking surveys, it was R$2,767,870.40, 21% more, demonstrating the impact of the walking survey method on the estimation of M&R costs.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Licença: (CC BY NC SA) Published under the following license: Atribuição-Não-Comercial-Compartilhamento. Fonte: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/1231. Acesso em: 23 nov. 2023.
DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-1231-23E27A
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