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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZanchetta, Fábio-
dc.contributor.authorMorais, Vitor Paiva-
dc.contributor.authorViviani, Eliane-
dc.contributor.authorFernandes Júnior, José Leomar-
dc.date.accessioned2023-11-23T14:43:29Z-
dc.date.available2023-11-23T14:43:29Z-
dc.date.issued2023-05-15-
dc.identifier.citationZANCHETTA, Fábio et al. Estimation of intervention costs on urban pavements depending on the data acquisition method. Concilium, [S. l.], v. 23, n. 7, 2023. DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-1231-23E27A. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/1231. Acesso em: 23 nov. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46900-
dc.description.abstractA conservação da malha viária dos municípios brasileiros é comumente realizada por reparos emergenciais e recapeamentos, cuja eficiência é questionável. O processo de tomada de decisão pode ser melhorado com a implantação e uso continuado de um Sistema de Gerência de Pavimentos Urbanos –SGPU. Essa pesquisa tem como objetivo analisar a influência do método de aquisição de dados da condição do pavimento na estimativa de custos de manutenção e reabilitação. Foram realizadas avaliações por caminhamento, considerada como referência pelos principais organismos rodoviários,e por meio de filmagens com câmera fixada na área externa de um automóvel. Em ambos os casos foi preenchido o mesmo formulário. O local do estudo foi o Município de Valparaíso de Goiás, no estado de Goiás, Brasil. Pelo método de vídeo-registro a necessidade orçamentária para os 78 segmentos de pista avaliados foi de R$2.270.569,60 e, por caminhamento, de R$2.767.870,40, 21% a mais, evidenciando o impacto do método de caminhamento na estimativa dos custos de M&R.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherConciliumpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstimation of intervention costs on urban pavements depending on the data acquisition methodpt_BR
dc.title.alternativeEstimativa dos custos de intervenção em pavimentos urbanos em função do método de aquisição de dadospt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordSistema de gerência de pavimentos urbanospt_BR
dc.subject.keywordAquisição de dadospt_BR
dc.subject.keywordAnálise econômicapt_BR
dc.rights.license(CC BY NC SA) Published under the following license: Atribuição-Não-Comercial-Compartilhamento. Fonte: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/1231. Acesso em: 23 nov. 2023.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.53660/CLM-1231-23E27Apt_BR
dc.description.abstract1The maintenance of the road network in Brazilian municipalities is commonly carried out through emergency repairs and resurfacing, whose effectiveness is questionable. The decision-making process can be improved by implementing and continuously using an Urban Pavement Management System -UPMS. This research aims to analyze the influence of the pavement condition data acquisition method on the estimation of maintenance and rehabilitation costs. Assessments were carried out by walking, considered as a reference by the main road agencies, and by filming with a camera fixed to the outside area of a car. In both cases, the same form was filled out. The study site was the municipality of Valparaíso de Goiás, in the state of Goiás, Brazil. Using the video-registration method, the budgetary need for the 78 evaluated segments of pavement was R$2,270,569.60, and through walking surveys, it was R$2,767,870.40, 21% more, demonstrating the impact of the walking survey method on the estimation of M&R costs.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9249-5594pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-7731-8994pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0009-9003-3095pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0702-4596pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade Federal de São Carlospt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de São Paulopt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
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