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Título: Espaços de formação docente na perspectiva de cursos de licenciatura em Ciências Naturais ou da Natureza
Outros títulos: Spaces for teacher training from the perspective of degree courses in Natural Sciences or Nature Sciences
Espacios para la formación docente: análisis de los cursos de pregrado Licenciaturas en Ciencias Naturales o de la Naturaleza
Autor(es): Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves
Rotta, Jeane Cristina Gomes
Silva, Delano Moody Simões da
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2124-1789
https://orcid.org/0000-0002-1776-5398
https://orcid.org/0000-0002-6784-6161
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Instituto de Biologia
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília, Faculdade UnB de Planaltina
Assunto: Estágio supervisionado
Professores - formação
Programa de Residência Pedagógica (PRP)
Programa de Iniciação à Docência (Pibid)
Data de publicação: Fev-2023
Editora: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Referência: PEDREIRA, Ana Júlia Lemos Alves; ROTTA, Jeane Cristina Gomes; SILVA, Delano Moody Simões da. Espaços de formação docente na perspectiva de cursos de licenciatura em Ciências Naturais ou da Natureza. Em aberto, Brasília, v. 35, n. 115, 2022. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i115.5401. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5401. Acesso em: 21 nov. 2023.
Resumo: Artigo de revisão sobre como as licenciaturas em Ciências Naturais ou da Natureza (LCN) concebem os espaços educacionais formativos em seus estágios supervisionados, além de verificar quais espaços formativos são previstos para a realização do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP), no âmbito desses cursos. Foram analisados os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) disponibilizados nos sítios de 13 cursos de LCN e todos os editais da Capes referentes ao Pibid e ao PRP. Os PPCs atendem à atual carga horária de estágio supervisionado e o concebem como um espaço no qual o futuro professor poderá conhecer e refletir sobre o seu ambiente de atuação profissional. Em cinco PPCs, a oferta de estágio pode acontecer em ambientes educacionais diferentes do espaço escolar. O Pibid e o PRP valorizam a escola como local de formação, mas em ambos há indicação de objetivos que possibilitam buscar espaços alternativos para complementar as vivências na educação básica. Diante disso, é necessário construir uma discussão acadêmica sobre o papel desses espaços na formação dos futuros professores.
Abstract: This study aimed to analyze how the under graduate courses of Natural Sciences / Nature Sciences (LCN) conceive the formative educational spaces in their supervised internships, in addition to verifying which formative spaces are provided for the implementation of the Program of Scholarships for Teaching Initiation (Pibid) and the Pedagogical Residency Program (PRP). The Course Pedagogical Projects (PPCs), available on the websites of 13 LCN courses, meet the current workload of supervised internships and conceive it as a space in which future teachers can learn about and reflect on their professional practice environment. In five PPCs, the internship offer can take place in educational environments other than the school space. For the analysis of the Pibid and PRP, all Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) edicts were used. In the case of Pibid and PRP, the school is valued as a training space, but in both, there is an indication of objectives that open up the possibility of seeking alternative spaces to complement the experiences in basic education. Given this, it is necessary to invest in reports of experiences in these spaces in order to build an academic discussion about the role of these spaces in the training of our future teachers.
Resumen: Artículo de revisión sobre los espacios educativos formativos en las prácticas supervisadas de los cursos de pregrado denominados Licenciaturas en Ciencias Naturales o de la Naturaleza (LCN), además de verificar cuáles de ellos están previstos para la realización del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (PIBID) y del Programa de Residencia Pedagógica (PRP), en el marco de estas formaciones. Los proyectos titulados Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), disponibles en los sitios web de 13 cursos del LCN, responden a la actual carga de trabajo de las prácticas supervisadas y las conciben como un espacio en el que el futuro docente puede encontrarse y reflexionar sobre su actuación profesional. En cinco PPCs, la oferta de prácticas puede tener lugar en los entornos educativos distintos del espacio escolar. En cuanto al PIBID y al PRP, en todos los edictos de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (Capes), se valora la escuela como lugar de formación, pero hay objetivos que permiten la búsqueda de espacios alternativos para complementar las experiencias en la educación básica. Por lo tanto, es necesario construir una discusión académica sobre el papel de estos espacios en la formación de los futuros profesores.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Licença: (CC-BY-NC) This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i115.5401
Versão da editora: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5401
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