Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves | - |
dc.contributor.author | Rotta, Jeane Cristina Gomes | - |
dc.contributor.author | Silva, Delano Moody Simões da | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-21T18:04:33Z | - |
dc.date.available | 2023-11-21T18:04:33Z | - |
dc.date.issued | 2023-02 | - |
dc.identifier.citation | PEDREIRA, Ana Júlia Lemos Alves; ROTTA, Jeane Cristina Gomes; SILVA, Delano Moody Simões da. Espaços de formação docente na perspectiva de cursos de licenciatura em Ciências Naturais ou da Natureza. Em aberto, Brasília, v. 35, n. 115, 2022. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i115.5401. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5401. Acesso em: 21 nov. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46885 | - |
dc.description.abstract | Artigo de revisão sobre como as licenciaturas em Ciências Naturais ou da
Natureza (LCN) concebem os espaços educacionais formativos em seus estágios
supervisionados, além de verificar quais espaços formativos são previstos para a
realização do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência
Pedagógica (PRP), no âmbito desses cursos. Foram analisados os Projetos Pedagógicos
de Curso (PPC) disponibilizados nos sítios de 13 cursos de LCN e todos os editais da
Capes referentes ao Pibid e ao PRP. Os PPCs atendem à atual carga horária de estágio
supervisionado e o concebem como um espaço no qual o futuro professor poderá
conhecer e refletir sobre o seu ambiente de atuação profissional. Em cinco PPCs, a
oferta de estágio pode acontecer em ambientes educacionais diferentes do espaço
escolar. O Pibid e o PRP valorizam a escola como local de formação, mas em ambos
há indicação de objetivos que possibilitam buscar espaços alternativos para
complementar as vivências na educação básica. Diante disso, é necessário construir
uma discussão acadêmica sobre o papel desses espaços na formação dos futuros
professores. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Espaços de formação docente na perspectiva de cursos de licenciatura em Ciências Naturais ou da Natureza | pt_BR |
dc.title.alternative | Spaces for teacher training from the perspective of degree courses in Natural Sciences or Nature Sciences | pt_BR |
dc.title.alternative | Espacios para la formación docente: análisis de los cursos de pregrado Licenciaturas en Ciencias Naturales o de la Naturaleza | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de Residência Pedagógica (PRP) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de Iniciação à Docência (Pibid) | pt_BR |
dc.rights.license | (CC-BY-NC) This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i115.5401 | pt_BR |
dc.relation.publisherversion | http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5401 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aimed to analyze how the under graduate courses of Natural
Sciences / Nature Sciences (LCN) conceive the formative educational spaces in their
supervised internships, in addition to verifying which formative spaces are provided
for the implementation of the Program of Scholarships for Teaching Initiation (Pibid)
and the Pedagogical Residency Program (PRP). The Course Pedagogical Projects
(PPCs), available on the websites of 13 LCN courses, meet the current workload of
supervised internships and conceive it as a space in which future teachers can learn
about and reflect on their professional practice environment. In five PPCs, the
internship offer can take place in educational environments other than the school
space. For the analysis of the Pibid and PRP, all Coordination for the Improvement
of Higher Education Personnel (Capes) edicts were used. In the case of Pibid and
PRP, the school is valued as a training space, but in both, there is an indication of
objectives that open up the possibility of seeking alternative spaces to complement
the experiences in basic education. Given this, it is necessary to invest in reports of
experiences in these spaces in order to build an academic discussion about the role
of these spaces in the training of our future teachers. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Artículo de revisión sobre los espacios educativos formativos en las prácticas
supervisadas de los cursos de pregrado denominados Licenciaturas en Ciencias
Naturales o de la Naturaleza (LCN), además de verificar cuáles de ellos están previstos
para la realización del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia
(PIBID) y del Programa de Residencia Pedagógica (PRP), en el marco de estas
formaciones. Los proyectos titulados Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs),
disponibles en los sitios web de 13 cursos del LCN, responden a la actual carga de
trabajo de las prácticas supervisadas y las conciben como un espacio en el que el
futuro docente puede encontrarse y reflexionar sobre su actuación profesional. En
cinco PPCs, la oferta de prácticas puede tener lugar en los entornos educativos
distintos del espacio escolar. En cuanto al PIBID y al PRP, en todos los edictos de la
Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (Capes), se valora
la escuela como lugar de formación, pero hay objetivos que permiten la búsqueda
de espacios alternativos para complementar las experiencias en la educación básica.
Por lo tanto, es necesario construir una discusión académica sobre el papel de estos
espacios en la formación de los futuros profesores. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2124-1789 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1776-5398 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6784-6161 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade UnB de Planaltina | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|