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Título: Participação da sociedade no monitoramento do programa educacional Proinfância
Autor(es): Mendes, André Ricardo Dias Lima
Orientador(es): Jesus, Girlene Ribeiro de
Assunto: Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância)
Participação social
Políticas públicas educacionais
Políticas públicas - avaliação
Data de publicação: 20-Nov-2023
Referência: MENDES, André Ricardo Dias Lima. Participação da sociedade no monitoramento do programa educacional Proinfância. 2023. 183 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A participação da sociedade no monitoramento das políticas públicas tornou-se parte das diretrizes para uma boa gestão. Além de possibilitar a inserção de cidadania no sentido de permitir a participação de todos, esse paradigma participativo passou a ser interpretado como uma forma de evolução dos processos no auxílio à busca de melhores práticas e resultados pela administração pública. Ante o exposto, esta pesquisa teve como objetivo investigar a participação da sociedade no monitoramento do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil - Proinfância, criado com o propósito de possibilitar e garantir o acesso de crianças a creches e escolas por meio da construção de unidades de educação infantil em todo o Brasil. Para tal finalidade, esse estudo utilizou o método qualitativo, por meio da análise dos sistemas utilizados no monitoramento do programa, da análise documental de legislações, pareceres de órgãos de controle e instrumentos técnicos e da aplicação e análise de entrevistas com técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e com participantes do Fórum de Educação Infantil. A partir disso, foram identificadas 6 diferentes adversidades nos dados utilizados no acompanhamento da construção das creches, sendo elas: informações desatualizadas no sistema de monitoramento; dados sobre o local de construção da obra em desacordo com a realidade; informações incompletas; dados repetidos; informações incorretas sobre o status de execução das obras e; dados copiados de outras obras. O que tende a ser prejudicial ao monitoramento, à gestão e aos resultados almejados por essa política pública. Também foi verificado que apesar de importante e possibilitar a diminuição ou até mesmo a extinção de algumas dessas adversidades, a participação da sociedade no monitoramento do Proinfância ainda é considerada baixa, devido a fatores como: limitações nos canais existentes entre a sociedade e a Instituição; falta de publicidade desses canais; falhas no fluxo processual das informações advindos da sociedade e; falta de benchmaking e de interatividade entre as áreas responsáveis pelo monitoramento dos diversos programas do FNDE. Dessa forma, de maneira a propiciar uma maior participação social e a busca por melhores resultados, este trabalho apresenta propostas de melhorias, classificadas em 5 diferentes categorias, a serem implementadas no monitoramento do programa, sendo elas: a disseminação de boas práticas e compartilhamento de experiências; a melhoria dos canais de comunicação existentes entre a sociedade e o FNDE; a criação de novos meios (canais) de participação da sociedade com a Autarquia; o redesenho do fluxo de tratamento de dados advindos da sociedade e; a publicidade dos meios de participação social.
Abstract: Society's participation in monitoring public policies has become part of the guidelines for good management. In addition to enabling the insertion of citizenship in the sense of allowing the participation of all, this participatory paradigm started to be interpreted as a way to evolve processes in the search for better practices and results on the part of public management. Given the above, this research aimed to investigate the participation of society in monitoring the National Program for Restructuring and Acquisition of Equipment for the Network of Public Schools of Early Childhood Education - Proinfância, created to enable and guarantee children's access to kindergartens and schools through the construction of early childhood education units throughout Brazil. For this purpose, this study used the qualitative method, through the analysis of the systems used in the monitoring of the program, the documental analysis of legislation, opinions of the control bodies and technical instruments, and the application and analysis of interviews with technicians National Education Development Fund - FNDE and with participants of the Child Education Forum. From this, 6 different adversities were identified in the data used in monitoring the construction of daycare centers, namely: outdated information in the monitoring system; data from the site of works in disagreement with reality; incomplete information; repeated data; incorrect information about the progress of the execution of the work and; data copied from other works. This tends to compromise monitoring, management, and the results sought by this public policy. It was also found that, despite being important and enabling the reduction or even extinction of some of these adversities, society's participation in monitoring Proinfância is still considered low, due to factors such as limitations in the existing channels between society and the Institution; lack of advertising on these channels; flaws in the procedural flow of information coming from society and; lack of benchmarking and interactivity between the areas responsible for monitoring the various FNDE programs. Thus, to provide greater social participation and the search for better results, this work presents proposals for improvements, classified into 5 different categories, to be implemented in the monitoring of the program, namely: the dissemination of good practices and sharing of experiences; the improvement of existing communication channels between society and the FNDE; the creation of new means (channels) for society's participation with the Autarchy; the redesign of the company's data processing flow and; the dissemination of means of social participation.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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