Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Jordan, Susana Madeira Dobal | - |
dc.contributor.author | Reis, Luzo Vinicius Pedroso | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-17T16:30:50Z | - |
dc.date.available | 2023-11-17T16:30:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-22 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Luzo Vinicius Pedroso. Expondo as sombras: a fotografia encontra a noite nas obras de Georges Brassaï, Claudia Andujar e Antoine d’Agata. 2022. 261 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46866 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa as obras fotográficas de Georges Brassaï, Claudia Andujar
e Antoine d’Agata sob a perspectiva da estética noturna que exploram. A partir de suas obras,
propomos uma linha evolutiva da linguagem fotográfica verificando de que forma seus
trabalhos deslocam os imaginários associados ao noturno presentes na fotografia do século
XIX, momento paradigmático de uma glorificação da luz propagada pela modernidade técnica
e científica com efeitos evidentes na fotografia, seus limites e linguagem. Argumentamos que
a obra dos artistas eleitos contribuiu para reconfigurar antigas dicotomias que definiam os
papéis e as possibilidades das imagens que apelam a uma visualidade noturna, deslocando-as
de uma função exclusivamente artística para contaminarem e complexificarem as narrativas
que tramam o tecido da realidade contemporânea. Grande parte da produção fotográfica
oitocentista foi forjada sob o signo de um realismo baseado em uma estética luminosa e
descritiva, conformando um regime diurno de imagens cuja ressonância se sentiu em graus
variados em expedientes científicos, técnicos e mesmo amadores. Uma parte minoritária,
porém, sempre buscou a autoridade das imagens noturnas em expedientes artísticos que
rompiam com os postulados diurnos do realismo fotográfico. No século XX, contudo, vemos
uma mudança nessa dicotomia. Há uma ampliação ou um avanço das possibilidades estéticas
de representação do real, sentida mesmo em gêneros tradicionalmente associados ao regime
diurno, como é o caso da documentação fotográfica a qual as obras eleitas se vinculam. Nessa
evolução, situamos a exploração mais contundente da interdição e do poder sugestivo da noite
com elementos que escapam da busca pela visão objetiva e remetem à precariedade da luz
noturna e às imagens difusas, flou, dos sonhos. A partir da análise de livros dos fotógrafos
eleitos realizamos uma avaliação de seus discursos em que a lubricidade, o desvio, a
ancestralidade e a margem (elementos longamente associados aos imaginários noturnos no
ocidente, como veremos) são convocados a fim de complexificar a realidade contemporânea
por meio da imagem fotográfica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Expondo as sombras : a fotografia encontra a noite nas obras de Georges Brassaï, Claudia Andujar e Antoine d’Agata | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia documentária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia - estética noturna | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia - análise | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imaginário | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work analyzes the photographic works of Georges Brassaï, Claudia Andujar
and Antoine d’Agata from the perspective of the nocturnal aesthetics they explore. From his
works, we propose an evolutionary line of the photographic language, verifying how his works
displace the imaginaries associated with the nocturnal present in nineteenth-century
photography, a paradigmatic moment of a glorification of light propagated by technical and
scientific modernity with evident effects in photography, its limits and language. We argue that
the work of the chosen artists contributed to reconfigure old dichotomies that defined the roles
and possibilities of images that appeal to a nocturnal visuality, shifting them from an
exclusively artistic function to contaminate and complexify the narratives that produce
contemporary reality. A large part of the 19th century photographic production was forged
under the sign of a realism based on a luminous and descriptive aesthetic, forming a daytime
regime of images whose resonance was felt to varying degrees in scientific, technical and even
amateur agendas. A minority, however, always sought the authority of night images in artistic
agendas that broke with the daytime postulates of photographic realism. In the 20th century,
however, we see a change in this dichotomy. There is an expansion or an advance in the
aesthetic possibilities of representing the real, felt even in genres traditionally associated with
the daytime regime, as is the case of photographic documentation to which the selected works
are linked. In this evolution, we place the most forceful exploration of the interdiction and the
suggestive power of the night with elements that escape the search for objective vision and refer
to the precariousness of night light and to the diffuse images of dreams. From the analysis of
books by the elected photographers, we proceed with an evaluation of their discourses in which
lubricity, deviation, ancestry and the margin (elements long associated with nocturnal
imaginaries in the West, as we will see) are summoned in order to make contemporary reality
more complex through the photographic image. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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