http://repositorio.unb.br/handle/10482/46781
Titre: | Adequação curricular : dispositivo pedagógico de inclusão? |
Autre(s) titre(s): | Curricular adaptation : a pedagogical device for inclusion? |
Auteur(s): | Moura, Ellen Michelle Barbosa de Santos, Karla Vanessa Gomes dos Fraz, Joeanne Neves Moreira, Geraldo Eustáquio |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
Assunto:: | Adequação curricular Educação especial Inclusão Educação - legislação |
Date de publication: | 2-avr-2023 |
Editeur: | Peer Review Journals |
Référence bibliographique: | MOURA, Ellen Michelle Barbosa de et al. Adequação curricular: dispositivo pedagógico de inclusão?. Peer Review, v. 5, n. 5, 2023. DOI: https://doi.org/10.53660/274.prw506. Disponível em: https://peerw.org/index.php/journals/article/view/274. Acesso em: 01 nov. 2023. |
Résumé: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre a adequação curricular e seu potencial como dispositivo pedagógico de inclusão no Distrito Federal, situando-a no contexto da Educação Especial nas legislações federal e distrital. Estudo de cunho qualitativo e exploratório, realizado por meio da pesquisa documental e bibliográfica. As análises demonstraram que, nacionalmente, a legislação conceitua e compreende a adequação curricular como um direito do estudante público-alvo da Educação Especial e que esta tem impacto nas garantias de direitos de aprendizagem desse estudante na escola. No âmbito do Distrito Federal, observa-se que a adequação curricular está no bojo da legislação educacional da Educação Especial, efetivando-se por meio de formulário específico. Infere-se que a adequação curricular pode configurar-se como uma das ações pedagógicas de docentes que asseguram os direitos de aprendizagem e o acesso aos conteúdos curriculares sem reducionismos para este público e precisa ser compreendida como potencializadora de inclusão, de equidade e valorização da diferença, constituindo-se dispositivo pedagógico que visa inclusão, com foco no aluno que tem necessidades educacionais específicas. |
Abstract: | This article aims to reflect on the curricular adequacy and its potential as a pedagogical device for inclusion in the Federal District, placing it in the context of Special Education in federal and district legislation. This is a qualitative and exploratory study, carried out through documentary and bibliographic. The analyses demonstrated that, nationally, the legislation conceptualizes and understands the curricular adequacy as a right of the public-target student of Special Education and that this has impact in the guarantees of learning rights of this student in the school. In the Federal District, it is observed that the curricular adaptation is in the core of the Special Education educational legislation, and is done through a specific form. It is inferred that the curricular adequacy can be configured as one of the pedagogical actions of teachers to ensure the learning rights and the access to curricular contents without reductionism for this public and needs to be understood as a potentiator of inclusion, of equity, and valuation of difference, constituting a pedagogical device that aims inclusion, focusing on the student who has specific educational needs. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
DOI: | https://doi.org/10.53660/274.prw506 |
metadata.dc.relation.publisherversion: | https://peerw.org/index.php/journals/article/view/274 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.