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Título: Traços graduais do português brasileiro em textos escolares : um estudo sociolinguístico no ensino fundamental
Autor(es): Boaventura, Bárbara Carolina Vanderley
Orientador(es): Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza
Assunto: Sociolinguística
Traços graduais
Redação acadêmica
Língua portuguesa - escrita
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
Data de publicação: 30-Out-2023
Referência: BOAVENTURA, Bárbara Carolina Vanderley. Traços graduais do português brasileiro em textos escolares: um estudo sociolinguístico no ensino fundamental. 2023. 294 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta dissertação investiga os traços graduais – usos linguísticos que fa do Português Brasileiro (PB) em textos escolares de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Brasília, no Distrito Federal. O objetivo central é dar uma visão panorâmica da ocorrência e dos níveis gramaticais dos traços graduais que aparecem na escrita de estudantes do Ensino Fundamental II com a finalidade de contribuir para o entendimento da variação linguística em sala de aula. Esse trabalho situa-se no campo da Sociolinguística Educacional em interface com a Sociolinguística Variacionista, reunindo os parâmetros quantitativo e qualitativo para coleta e tratamento dos dados. A amostra é composta por 312 textos produzidos nos gêneros textuais relato pessoal, narrativa ficcional e texto opinativo. A análise dos dados ancora-se na teoria dos três contínuos de Bortoni-Ricardo: urbanização, oralidade-letramento e monitoração estilística, valendo-se do suporte quantitativo para identificação dos tipos de traços graduais, frequências e porcentagens de suas ocorrências nos textos dos estudantes. Ao final, verificou-se que alguns traços graduais comuns na oralidade do PB figuram com maior frequência na modalidade escrita ao passo que outros tiveram baixa ou nenhuma ocorrência, o que sustenta a conclusão de que a variação linguística não é realidade exclusiva da fala e de que a conscientização e valorização das diferentes variedades do PB são fundamentais para uma educação culturalmente sensível que consiga promover ampliação da competência linguística dos estudantes.
Abstract: This dissertation deals with the gradual features of Brazilian Portuguesa (BP) in school texts by students in the 6th to 9th grade of elementary school (6th to 9th grade) of a public school in Brasília, in the Federal District. The main objective is to give a panoramic view of the occurrence and grammatical levels of the gradual features that appear in the writing of estudents of elementary school II with the purpose of contributing to the understanding of linguistic variation in the classroom. This work is locatede in the field of Educational Sociolinguistics in interface with Variationist Sociolinguistics, bringing together the quantitative and qualitative parameters for data collection and treatment. The sample consists of 312 texts produced in the genres personal report, ficctional narrative and opinion text. Data analysis is based on BortoniRicardo’s theory of the three continuuns: urbanization, oralidade letramento e monitoração estilística, using the quantitative support for identification of the types of gradual strokes, frequencies and percentages of their occurrences in the student’s texts. In the end, it was verified that commum gradual features in PB orality appear more frequently in the written modality, while others had low or no occurrence, which supports the conclusion that linguistic variation is not a exclusive reality of speech and that awareness and appreciation of the differente varieties of PB are fundamental for a culturally sensitive education that can promote the expansion fo student’s linguistic competence.
Resumen: Esta disertación trata sobre los rasos graduales del portugés brasileño (PB) en textos escolares de estudiantes del 6º al 9º ano de la enseñanza fundamental de una escuela pública de Brasilia en Distrito Federal. El objetivo central es dar una visión panorâmica de la ocurrencia y de los niveles gramaticales de los rasgos graduales que aparecen en la escritura de estudiantes de la Enseñanza Fundamental II con el propósito de contribuir a la comprensión de la variación lingüística en el aula. Ese trabajo se ubica en el campo de la Sociolingüística Educativa en interaz con la Sociolingüística del Variacionismo, reuniendo los parâmetros cuantitativo y cualitativo para la recolección y tratamento de los datos. La muestra está compuesta por 312 textos producidos en los géneros textuales relato personal, narrativa ficcional y texto de opinión. El análisis de los datos está anclado en la teoria de los três contínuos de Bortoni-Ricardo: urbanización, oralidade-literacidad y monitoreo estilístico, valiéndose del soporte cuantitativo para identificación de los tipos de rasgos graduales, frecuencias y porcentajes de suas ocurrencias en los textos de los estudiantes. Al final, se verifico que algunos rasgos graduales comunes en la oralidade del PB figuran com más frecuencia en la modalidade escrita, mientras que otros tuvieron baja o ninguna ocurrencia, lo que sostiene la conclusión de que la variación linguística no es realidade exclusiva del habla y de que la concienciación y valoración de las diferentes variedades del PB son fundamentales para una educación culturalmente sensible qu logre promover ampliación de la competência linguística de los estudiantes.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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