Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza | - |
dc.contributor.author | Boaventura, Bárbara Carolina Vanderley | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-30T18:07:27Z | - |
dc.date.available | 2023-10-30T18:07:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-31 | - |
dc.identifier.citation | BOAVENTURA, Bárbara Carolina Vanderley. Traços graduais do português brasileiro em textos escolares: um estudo sociolinguístico no ensino fundamental. 2023. 294 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46761 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação investiga os traços graduais – usos linguísticos que fa do Português Brasileiro
(PB) em textos escolares de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de uma escola
pública de Brasília, no Distrito Federal. O objetivo central é dar uma visão panorâmica da
ocorrência e dos níveis gramaticais dos traços graduais que aparecem na escrita de estudantes do
Ensino Fundamental II com a finalidade de contribuir para o entendimento da variação linguística
em sala de aula. Esse trabalho situa-se no campo da Sociolinguística Educacional em interface
com a Sociolinguística Variacionista, reunindo os parâmetros quantitativo e qualitativo para
coleta e tratamento dos dados. A amostra é composta por 312 textos produzidos nos gêneros
textuais relato pessoal, narrativa ficcional e texto opinativo. A análise dos dados ancora-se na
teoria dos três contínuos de Bortoni-Ricardo: urbanização, oralidade-letramento e monitoração
estilística, valendo-se do suporte quantitativo para identificação dos tipos de traços graduais,
frequências e porcentagens de suas ocorrências nos textos dos estudantes. Ao final, verificou-se
que alguns traços graduais comuns na oralidade do PB figuram com maior frequência na
modalidade escrita ao passo que outros tiveram baixa ou nenhuma ocorrência, o que sustenta a
conclusão de que a variação linguística não é realidade exclusiva da fala e de que a
conscientização e valorização das diferentes variedades do PB são fundamentais para uma
educação culturalmente sensível que consiga promover ampliação da competência linguística
dos estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Traços graduais do português brasileiro em textos escolares : um estudo sociolinguístico no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociolinguística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Traços graduais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - escrita | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation deals with the gradual features of Brazilian Portuguesa (BP) in school texts by
students in the 6th to 9th grade of elementary school (6th to 9th grade) of a public school in
Brasília, in the Federal District. The main objective is to give a panoramic view of the
occurrence and grammatical levels of the gradual features that appear in the writing of estudents
of elementary school II with the purpose of contributing to the understanding of linguistic
variation in the classroom. This work is locatede in the field of Educational Sociolinguistics in
interface with Variationist Sociolinguistics, bringing together the quantitative and qualitative
parameters for data collection and treatment. The sample consists of 312 texts produced in the
genres personal report, ficctional narrative and opinion text. Data analysis is based on BortoniRicardo’s theory of the three continuuns: urbanization, oralidade letramento e monitoração
estilística, using the quantitative support for identification of the types of gradual strokes,
frequencies and percentages of their occurrences in the student’s texts. In the end, it was verified
that commum gradual features in PB orality appear more frequently in the written modality,
while others had low or no occurrence, which supports the conclusion that linguistic variation
is not a exclusive reality of speech and that awareness and appreciation of the differente
varieties of PB are fundamental for a culturally sensitive education that can promote the
expansion fo student’s linguistic competence. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta disertación trata sobre los rasos graduales del portugés brasileño (PB) en textos escolares
de estudiantes del 6º al 9º ano de la enseñanza fundamental de una escuela pública de Brasilia
en Distrito Federal. El objetivo central es dar una visión panorâmica de la ocurrencia y de los
niveles gramaticales de los rasgos graduales que aparecen en la escritura de estudiantes de la
Enseñanza Fundamental II con el propósito de contribuir a la comprensión de la variación
lingüística en el aula. Ese trabajo se ubica en el campo de la Sociolingüística Educativa en
interaz con la Sociolingüística del Variacionismo, reuniendo los parâmetros cuantitativo y
cualitativo para la recolección y tratamento de los datos. La muestra está compuesta por 312
textos producidos en los géneros textuales relato personal, narrativa ficcional y texto de opinión.
El análisis de los datos está anclado en la teoria de los três contínuos de Bortoni-Ricardo:
urbanización, oralidade-literacidad y monitoreo estilístico, valiéndose del soporte cuantitativo
para identificación de los tipos de rasgos graduales, frecuencias y porcentajes de suas
ocurrencias en los textos de los estudiantes. Al final, se verifico que algunos rasgos graduales
comunes en la oralidade del PB figuran com más frecuencia en la modalidade escrita, mientras
que otros tuvieron baja o ninguna ocurrencia, lo que sostiene la conclusión de que la variación
linguística no es realidade exclusiva del habla y de que la concienciación y valoración de las
diferentes variedades del PB son fundamentales para una educación culturalmente sensible qu
logre promover ampliación de la competência linguística de los estudiantes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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