http://repositorio.unb.br/handle/10482/46749
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2022_IracildeTitanLimaeSilva.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Sistemas de uso de água não potável no Distrito Federal : diretrizes voltadas para um modelo específico de captação de recursos por meio de financiamento público |
Autor : | Silva, Iracilde Titan Lima e |
Orientador(es):: | Sant'Ana, Daniel Richard |
Assunto:: | Financiamento estatal Águas cinzas - tratamento Águas residuais |
Fecha de publicación : | 25-oct-2023 |
Data de defesa:: | 16-dic-2022 |
Citación : | SILVA, Iracilde Titan Lima e. Sistemas de uso de água não potável no Distrito Federal: diretrizes voltadas para um modelo específico de captação de recursos por meio de financiamento público. 2022. 100, 27 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumen : | Diante da crise de abastecimento de água, entre os anos de 2016 e 2018 e do elevado consumo de água em Brasília, apresentou-se uma oportunidade mercadológica para a introdução dos sistemas de água não potáveis como um instrumento tecnológico de gestão ambiental urbana que estimula a sustentabilidade, a qualidade e a eficiência no uso da água no ambiente urbano construído. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral propor um modelo específico de captação de recursos com menor custo voltado ao fomento por meio de financiamento público para instalação de sistemas prediais de água não potável em edificações residenciais e comerciais do Distrito Federal. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura considerando: i) a adaptação predial, custos e benefícios envolvidos, o potencial de redução do consumo de água potável e benefícios econômicos, ambientais e sociais gerados; e ii) o levantamento dos atos normativos legais e infralegais relevantes para implementação de sistemas de água não potável, federais e distritais. Foram verificadas as variáveis obtidas por meio da revisão da literatura que estejam diretamente ligadas às tomadas de decisões de investimentos por parte do público alvo no que concerne à implementação de sistema de uso de água não potável, através de uma Matriz de SWOT. Observou-se que os investimentos em Sistemas de Aproveitamento de Águas Pluviais (SAAP) em residências unifamiliares possuem um payback, que variam, entre 2 até 14,9 anos para residências de renda alta, de 2,8 até 9,4 anos para renda média-alta, de 15,4 até 23,4 anos para renda média-baixa e para renda baixa 16 anos até 24,7 anos para o retorno do investimento. O tempo de vida útil do sistema é de 30 anos. No caso dos Sistemas de Reúso de Águas Cinzas (SRAC), a viabilidade econômica financeira para o uso desse sistema alcança uma melhor eficiência para residenciais multifamiliares de renda média-alta, e comerciais a economia de água chega a 65m³/residência/ano, equivalente a 9.858,69 R$/residência ao longo do ano, com benefícios econômicos de 5,04 R$/m³ de água economizada. O conjunto de indicadores econômicos, tais como o VPL positivo, a taxa de retorno inferior ao custo do investimento e a vida útil dos equipamentos superiores à taxa de retorno, tanto no SAAP como no SRAC, aponta para ganhos econômicos e financeiros aos usuários residenciais e comerciais em relação à substituição do uso da água potável. A Matriz Estratégica da SWOT apontou resultados satisfatórios relacionados aos ganhos, ambientais, econômicos e sociais na implantação de políticas públicas voltadas à implementação de sistema de uso de água não potável em residências e comércio. Concluiu-se que se faz necessário o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas para o financiamento público de 100% do projeto, com taxa de juros acessíveis, prazos não inferiores ao tempo de vida útil dos sistemas para alavancar implementação dos SAAP E SRAC. Assim, apresentamos 3 modelos específicos de captação de recursos com menor custo voltado ao fomento por meio de financiamento público para instalação de sistemas prediais de água não potável em edificações residenciais e comerciais do Distrito Federal. |
Abstract: | Faced with the water supply crisis, between 2016 and 2018 and the high water consumption in Brasilia, a market opportunity was presented for the introduction of non-potable water systems as a technological instrument of urban environmental management that stimulates sustainability, quality and efficiency in the use of water in the built urban environment. Thus, this research had as general objective to propose a specific model of fundraising with lower cost aimed at the promotion through public funding for the installation of building systems of non-drinking water in residential and commercial buildings of the Federal District. For this, a systematic review of the literature was carried out considering: i) the building adaptation, costs and benefits involved, the potential to reduce the consumption of drinking water and economic, environmental and social benefits generated; and ii) the survey of legal and infralegal normative acts relevant to the implementation of non-potable, federal and district water systems. The variables obtained through the literature review were verified that are directly linked to investment decision-making by the target audience regarding the implementation of a non-potable water use system, through a SWOT Matrix. It was observed that investments in Rainwater Use Systems (SAAP) in single-family homes have a payback, ranging from 2 to 14.9 years for high-income households, from 2.8 to 9.4 years for high-middle income, from 15.4 to 23.4 years for low-middle income and for low income 16 years to 24.7 years for return on investment. The life of the system is 30 years. In the case of Ash Water Reuse Systems (SRAC), the financial economic viability for the use of this system achieves better efficiency for multi-family residential with medium-high income, and commercial water savings reach 65m³/residence/year, equivalent to R$9,858.69/residence throughout the year, with economic benefits of 5.04 R$/m³ of water saved. The set of economic indicators, such as positive LPV, the rate of return lower than the cost of investment and the useful life of equipment higher than the rate of return, both in SAAP and SRAC, points to economic and financial gains for residential and commercial users in relation to the substitution of the use of drinking water. The Strategic Matrix of SWOT pointed out satisfactory results related to gains, environmental, economic and social in the implementation of public policies aimed at the implementation of a system for the use of non-drinking water in homes and commerce. It was concluded that it is necessary to develop public policies directed to the public financing of 100% of the project, with an affordable interest rate, deadlines not lower than the lifetime of the systems to leverage the implementation of SAAP and SRAC. Thus, we present 3 specifics model of fundraising with lower cost focused on the promotion through public funding for the installation of non-drinking water building systems in residential and commercial buildings of the Federal District. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
metadata.dc.description2: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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