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Título: Certificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências : notas para os campos do currículo e da avaliação
Outros títulos: A assessment certification of young people and adults, experience and knowledge in the field of science : notes for curriculum and assessment policies
Autor(es): Santos, André Vitor Fernandes dos
Silva, Juliana Marsico Correia da
Oliveira, Cecília Santos de
E-mail do autor: andre.santos@unb.br
jumarsico@gmail.com
cecideoliveira@yahoo.com.br
ORCID: http:// orcid.org/0000-0003-3103-2569
https://orcid.org/0000-0002-2997-0532
https://orcid.org/0000-0003-2960-0651
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Assunto: Educação de jovens e adultos
Exame Nacional para certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA)
Educação de jovens e adultos - avaliação
Data de publicação: 2022
Editora: Universidade Federal do Paraná
Referência: SANTOS, André Vitor Fernandes dos; SILVA, Juliana Marsico Correia da; OLIVEIRA, Cecília Santos de. Certificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências: notas para os campos do currículo e da avaliação. Educar em Revista, Curitiba, v. 38, e85996, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.85996. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85996/48168. Acesso em: 02. out. 2023.
Resumo: A verificação e posterior certificação de conhecimentos elaborados por sujeitos jovens e adultos é papel historicamente desempenhado por exames supletivos e, desde o início dos anos 2000, por meio do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – o Encceja. Apresentamos aqui uma reflexão acerca da forma como os conhecimentos relacionados à disciplina escolar Ciências são mobilizados nesse exame. Nossa preocupação se remete à relação entre conhecimento e experiência e ao papel que a linguagem assume na expressão de tais conhecimentos. Interessa aqui realizar um exercício, considerando o contexto de circulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de visibilizar a forma pela qual os discursos que compõem tais documentos permitem-nos questionar o lugar da especificidade dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na produção daquilo que conta como conhecimento.
Abstract: The certification of knowledge built by adults throughout their lives is a practice carried out through supplementary exams and, in recent decades, through the National Certification Exam of Youth and Adult Education Conclusion – the Encceja. We present a reflection on the form that knowledge considered important to the Science school subject assumes in this exam. Our concern is related to the relationship between knowledge and experience and the role that language plays in the expression of such knowledge. In a context of circulation of the National Common Curricular Base (BNCC), we are especially interested in pointing out the power exercised by these documents, urging us to question the place of the specificity of the public of Youth and Adult Education (EJA) in the composition of what should count as knowledge.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Licença: (CC-BY)
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.85996
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