DC Field | Value | Language |
dc.contributor.author | Santos, André Vitor Fernandes dos | - |
dc.contributor.author | Silva, Juliana Marsico Correia da | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Cecília Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-02T20:16:41Z | - |
dc.date.available | 2023-10-02T20:16:41Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, André Vitor Fernandes dos; SILVA, Juliana Marsico Correia da; OLIVEIRA, Cecília Santos de. Certificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências: notas para os campos do currículo e da avaliação. Educar em Revista, Curitiba, v. 38, e85996, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.85996. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85996/48168. Acesso em: 02. out. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46594 | - |
dc.description.abstract | A verificação e posterior certificação de conhecimentos elaborados por sujeitos jovens e
adultos é papel historicamente desempenhado por exames supletivos e, desde o início dos anos
2000, por meio do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – o
Encceja. Apresentamos aqui uma reflexão acerca da forma como os conhecimentos relacionados
à disciplina escolar Ciências são mobilizados nesse exame. Nossa preocupação se remete à
relação entre conhecimento e experiência e ao papel que a linguagem assume na expressão de
tais conhecimentos. Interessa aqui realizar um exercício, considerando o contexto de circulação
da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de visibilizar a forma pela qual os discursos
que compõem tais documentos permitem-nos questionar o lugar da especificidade dos sujeitos
da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na produção daquilo que conta como conhecimento. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Certificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências : notas para os campos do currículo e da avaliação | pt_BR |
dc.title.alternative | A assessment certification of young people and adults, experience and knowledge in the field of science : notes for curriculum and assessment policies | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exame Nacional para certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos - avaliação | pt_BR |
dc.rights.license | (CC-BY) | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.85996 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The certification of knowledge built by adults throughout their lives is a practice carried out
through supplementary exams and, in recent decades, through the National Certification Exam
of Youth and Adult Education Conclusion – the Encceja. We present a reflection on the form
that knowledge considered important to the Science school subject assumes in this exam. Our
concern is related to the relationship between knowledge and experience and the role that language
plays in the expression of such knowledge. In a context of circulation of the National Common
Curricular Base (BNCC), we are especially interested in pointing out the power exercised by
these documents, urging us to question the place of the specificity of the public of Youth and
Adult Education (EJA) in the composition of what should count as knowledge. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | http:// orcid.org/0000-0003-3103-2569 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2997-0532 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2960-0651 | pt_BR |
dc.contributor.email | andre.santos@unb.br | pt_BR |
dc.contributor.email | jumarsico@gmail.com | pt_BR |
dc.contributor.email | cecideoliveira@yahoo.com.br | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins
|