http://repositorio.unb.br/handle/10482/46577
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_MarinadeOliveiraSilvaHerwig.pdf | 5,07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Ferramentas facilitadoras para o ensino de biologia na educação de jovens e adultos em EaD |
Authors: | Herwig, Marina De Oliveira Silva |
Orientador(es):: | Ribeiro, Alice Melo |
Assunto:: | Educação de jovens e adultos Educação a distância Ensino de Biologia Tecnologia educacional Ferramentas educacionais |
Issue Date: | 29-Sep-2023 |
Data de defesa:: | 29-Aug-2022 |
Citation: | HERWIG, Marina De Oliveira Silva. Ferramentas facilitadoras para o ensino de biologia na educação de jovens e adultos em EaD. 2022. 77, [21] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Abstract: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que foi criada com a intenção de reduzir ou amenizar as desigualdades sociais e educacionais geradas ao longo de anos de negligência com jovens acima de 18 anos e adultos. A Educação a Distância, por sua vez, apresenta-se como uma opção, desde a criação da Rádio Nacional na década de 1920, para pessoas que, por motivos diversos, não conseguem concluir seus estudos no período normal do ensino regular. O ensino de Biologia, seja em qualquer modalidade, deve despertar no estudante a curiosidade, o pensamento científico e a autonomia a construção de seu conhecimento. Observando os estudantes da EJA – Ensino Médio, estes possuem dificuldades geradas ao longo de anos de defasagem de estudos e, portanto, o ensino de Biologia numa perspectiva investigativa, por sua vez, apresenta-se mais desafiador para professores e estudantes. A proposta, nesse estudo, foi a de propor a utilização de ferramentas digitais a partir de um levantamento e aplicação destas pelos próprios estudantes da EJA nas aulas de Biologia e, a partir desta pesquisa, o desenvolvimento de um e-book com sugestões de ferramentas digitais para, professores e estudantes, trabalhar conteúdos de Biologia de forma investigativa na EJA Ensino Médio ou em outras modalidades, levando em consideração, oportunamente, a situação da educação em modo de ensino remoto, híbrido ou mesmo o ensino a distância para EJA – Ensino Médio. |
Abstract: | Youth and Adult Education is a teaching modality that was created with the intention of reducing or alleviating the social and educational inequalities generated over years of neglect with young people over 18 and adults. Distance Education, in turn, presents itself as an option, since the creation of Rádio Nacional in the 1920s, for people who, for different reasons, are unable to complete their studies in the normal period of regular education. The teaching of Biology, whether in any modality, must awaken curiosity, scientific thinking and autonomy in the construction of their knowledge. Observing EJA - High School students, they have difficulties generated over years of lag in studies and, therefore, the teaching of Biology from an investigative perspective, in turn, is more challenging for teachers and students. The proposal, in this study, was to propose the use of digital tools from a survey and application of these by the EJA students in Biology classes and, from this research, the development of an e book with suggestions for tools for teachers and students to work on Biology content in an investigative way in EJA-High School or in other modalities, taking into account, in due course, the situation of education in remote, hybrid teaching mode or even distance learning for EJA - High school. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.