Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Ana Paula da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-26T20:56:26Z | - |
dc.date.available | 2023-09-26T20:56:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-13 | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Ana Paula da Silva. Análise sobre a presença da temática étnico-racial em materiais didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica do Distrito Federal. 2023. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46550 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando a complexidade da discussão antirracista, esta pesquisa busca ampliar os saberes
e a reflexão sobre o contexto histórico e cultural étnico racial. Com aproximação marxista, que
tem como princípio o movimento do pensamento materialista dialético, problematiza os livros
didáticos do Ensino Fundamental – anos iniciais, e a literatura no que envolve a temática étnico racial e as leis n.°10.639, de janeiro de 2003 e n.º 11.645, de 10 de março de 2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Desse modo, objetiva analisar materiais didáticos do Ensino Fundamental – anos iniciais da escola pública do Distrito
Federal, tendo em vista a aplicação das referidas leis para, especificamente, compreender como
é proposta a história, a cultura e as relações étnico-raciais nos materiais didáticos para uma
educação antirracista; pesquisar a educação pública em consonância com as relações étnico raciais nos instrumentos legais e nos instrumentos relativos às políticas públicas; e averiguar em materiais didáticos a inclusão ou exclusão da temática étnico-racial. A investigação tem cunho qualitativo, organizando-se a partir de levantamentos bibliográficos de pesquisa exploratória nos materiais em questão, dirigida para a observação e análise dos conteúdos expostos. Após a observação dos livros didáticos, foi possível organizar a análise nas seguintes categorias: etnicidade, representação, fragilidade e diversidade, para assim manter a
visibilidade do resultado e o delineamento com maior presteza. No que tange aos livros
didáticos, certifica-se a tentativa de envolver os conteúdos étnico-raciais, porém, muitas vezes,
de forma inapropriada ou até mesmo silenciada. Na literatura pesquisada, entende-se que há a
necessidade de reavaliação urgente para uma possível nova escolha a fim de que, numa
proporção adequada, reúna livros com esses temas. Para tanto, também se organizou uma lista
de referências literárias para os anos iniciais do ensino fundamental, que pode servir como base
para uma escolha de livros literários étnico-raciais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise sobre a presença da temática étnico-racial em materiais didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Material didático | pt_BR |
dc.subject.keyword | Afro-brasileiros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Considering the complexity of the anti-racist discussion, this research seeks to expand
knowledge and reflection on the racial ethnic historical and cultural context. With a Marxist
approach, which has as its principle the movement of dialectical materialist thought, it
problematizes Elementary School textbooks – initial grades, and the literature in what involves
ethnic-racial themes and Laws No. 10,639, of January 2003 and No. 11,645, of March 10, 2008,
which makes the study of Afro-Brazilian and indigenous history and culture mandatory. In this
way, it aims to analyze didactic materials of Elementary School - initial grades of the public
school of the Federal District, in view of the application of the referred laws to, specifically,
understand how history, culture and ethnic-racial relations are proposed in the didactic materials
for an anti-racist education; to research public education in consonance with ethnic-racial
relations in legal instruments and instruments related to public policies; and to verify in didactic
materials the inclusion or exclusion of ethnic-racial themes. The investigation has a qualitative
nature, being organized from bibliographic surveys of exploratory research in the materials in
question, directed towards the observation and analysis of the exposed contents. After observing
the textbooks, it was possible to organize the analysis into the following categories: ethnicity,
representation, fragility and diversity, in order to maintain the visibility of the result and the
design with greater speed. With regard to textbooks, there is an attempt to involve ethnic-racial
content, however, often inappropriately or even silenced. In the researched literature, it is
understood that there is an urgent need for reassessment for a possible new choice so that, in an
adequate proportion, it brings together books with these themes. To this end, a list of literary
references for the initial grades of elementary school was also organized, which can serve as a
basis for choosing ethnic-racial literary books. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|