http://repositorio.unb.br/handle/10482/46503
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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LIVRO_AnalisePraticasContraHegemonicas.pdf | 14,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Análise de práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais das Ciências Agrárias : reflexões sobre o Programa Residência Agrária : volume II |
Autor(es): | Molina, Mônica Castagna (org.) Michelotti, Fernando (org.) Vilas Boas, Rafael Litvin (org.) Fagundes, Rita (org.) |
ORCID: | https://orcid.org/0000-0001-9901-9526 |
Afiliação do autor: | Universidade de Brasília Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Assunto: | Educação do campo Ciências agrárias Residência agrária Agroecologia |
Data de publicação: | 2017 |
Editora: | Editora Universidade de Brasília |
Referência: | MOLINA, Mônica Castagna et al. (org.). Análise de práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais das Ciências Agrárias: reflexões sobre o Programa Residência Agrária: volume II. Brasília : Editora Universidade de Brasília, 2017. 476 p. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/342. Acesso em: 19 set. 2023. |
Resumo: | Apresentamos aos leitores o segundo volume do livro Práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais das Ciências Agrárias: reflexões sobre o Programa Residência Agrária. Trata-se do sexto livro da série resultante do projeto de pesquisa "Educação do Campo e Educação Superior: uma análise de práticas contra-hegemônicas na formação de profissionais da educação e das ciências agrárias nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte", realizada no âmbito do Observatório da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ao direcionar estas reflexões ao Programa Residência Agrária, a pesquisa faz um reconhecimento da importância desta ação do Pronera para a construção da Educação do Campo. Iniciado como projeto-piloto em 2004, no âmbito do MDA-INCRA, em parceria com movimentos sociais do campo e universidades das cinco grandes regiões do país, o Residência Agrária foi incorporado ao Pronera em 2008, seguindo uma trajetória de crescimento quantitativo e de acúmulo de experiências no ensino superior de ciências agrárias vinculado a este Programa. Destacam-se, nesse processo, a concepção político-pedagógica que lhe fundamenta, o desafio de trazer os fundamentos metodológicos mais gerais da Educação do Campo para o âmbito da Pós-Graduação Lato Sensu. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade UnB Planaltina (FUP) Editora Universidade de Brasília (EDU) |
Licença: | (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/342. Acesso em: 19 set. 2023. |
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