Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46495
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_SandiêSilvaTolentinoMendes.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de botânica : uma experiência com os grandes grupos vegetais
Autor(es): Mendes, Sandiê Silva Tolentino
Orientador(es): Russo, Cristiane Rodrigues Menezes
Assunto: Botânica - estudo e ensino
Ensino e aprendizagem
Métodos de ensino
Sequência didática investigativa
Tecnologia da informação e da comunicação
Data de publicação: 15-Set-2023
Referência: MENDES, Sandiê Silva Tolentino. O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de botânica: uma experiência com os grandes grupos vegetais. 2022. 81 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A preocupação com a falta de interesse de alunos e professores, bem como o uso exclusivo de aulas teóricas e desestimulantes no ensino de Botânica, em todos os níveis acadêmicos, no Brasil, e a necessidade de melhorias possíveis para a educação trazem à tona a busca por estratégias e alternativas pedagógicas que estimulem a aprendizagem sobre as plantas. Diante disso, com o intuito de auxiliar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem, esta pesquisa teve por objetivo produzir, aplicar e investigar as contribuições de uma Sequência Didática Investigativa (SDI) por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como ferramenta de ensino-aprendizagem. A SDI sobre os Grandes Grupos Vegetais (gimnospermas e angiospermas) foi elaborada, tendo como cenário o bioma Cerrado, sendo aplicada na disciplina de Biologia, junto aos alunos do Ensino Médio do CEPI Polivalente Professora Antusa, localizado no município de Campos Belos, em Goiás. A aplicação foi estruturada em 7(sete) aulas realizadas na própria escola (sala de aula, pátio/jardim e laboratório de informática). Tais atividades propostas foram pensadas de forma que pudessem ser desenvolvidas em qualquer escola, em especial as de tempo integral. Os dados obtidos foram analisados no aspecto qualitativo e exploratório por meio de questionários (diagnóstico e avaliativo), participação em aula de campo, discussão em seminários, levantamento de hipóteses para situações-problema e participação em jogos virtuais educacionais. Os resultados apresentados apontaram que a utilização das TICs na aplicação da SDI contribuiu para aumentar o interesse e a motivação no processo de ensino-aprendizagem dos conhecimentos botânicos para os alunos da segunda série do CEPI Polivalente. Percebeu-se que os discentes se mostraram envolvidos e empenharam-se de forma efetiva em todas as etapas da aplicação. O relato dos participantes confirmou a importância de se oferecer aulas com metodologias ativas que lhes proporcionem protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. Assim, a metodologia usada mostrou-se uma estratégia eficaz para os professores propiciarem atividades diferenciadas, de forma interativa e criativa, para construção de conhecimentos botânicos, a fim de motivar a conservação das plantas e a valorização do bioma Cerrado.
Abstract: The worry with the lack of interest, theoretical and usntinting classes related to the teaching of botany, in Brazil, and the need for possible improvements to education bring to light the search for thinking about different strategies and pedagogical alternatives that plants in order to overcome these difficulties. In front of this, with the aim of helping students in the teaching- learning process, this research has had the objective of producing, to apply and to investigate the contributions of an investigative didactic sequence through digital information technologies like about the large plant groups:( gymnosperms and angiosperms) having as a scenery the Cerrado biome in biology subject, with high school students from Polivalente Teacher Antuza school, in Campos Belos city in the state of Goiás. The exam has been in seven classes at school, in the classroom and in the computer lab. All activities can be passed in any school, specially full-time schools. The data obtained were analyzed in the qualitative aspect an exploratory through a diagnostic and evaluative questionnaire, participation in field class, discussion in seminars, raising hypotheses for problem situations and participation in education virtual games. The results presented showed that the use of TICs in application of SDI contributed to increase the interest and motivation in the teaching-learning process of botanical knowledge for the students of the second grade of Polivalente school. It was noticed that the students were excited and engaged effectively in all stages of the application. The participant´s report confirmed the importance of offering classes with active methodologies that provide them with a leading role in the teaching-learning process. So, the methodology has been effective for teachers to provide differentiated activities, from an interactively and creatively form, for building botanical knowledge, in order to motivate the conservation of plants and the appreciation of the Cerrado biome.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.