Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46473
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BárbaraBezerradeCarvalho.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Emoções na habilidade oral dos professores em formação de espanhol
Autor(es): Carvalho, Bárbara Bezerra de
E-mail do autor: barbara01kairos@gmail.com
Orientador(es): Sekino, Kyoko
Assunto: Professores de espanhol - formação
Oratória
Emoções - percepção
Processo de ensino - aprendizagem
Data de publicação: 13-Set-2023
Referência: CARVALHO, Bárbara Bezerra de. Emoções na habilidade oral dos professores em formação de espanhol. 2022. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo observar e analisar se os participantes, professores em formação, possuem dificuldade na habilidade oral quando influenciados por alguma emoção. Dois objetivos específicos foram traçados para atingir o objetivo geral, sendo eles: (1) Identificar quais emoções interferem no desenvolvimento da habilidade oral; (2) Compreender o papel das emoções no desenvolvimento da habilidade oral. Para atendê-los, este estudo respaldou-se em Magiolino (2004), Lecointre (2007), Ribeiro (2012), Mota (2007), Arnold e Brown (2000), Gardner e MacIntyre (1993), Brown (2007), Damasio (1994), Maturana (2002), Goleman (1995), LeDoux (1996) e Oatley e Jenkins (1996) para a discussão sobre a importância das emoções para o ser humano e sobre o conceito de emoção. Em Scovel (2000), Silva (2007), Schumann (1997), Aragão (2011) e Micoli (1997) para o estudo sobre a influência das emoções no processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, e em Almeida Filho (2021), Rodrigues e Ortiz-Preuss (2017), Santos e Barcelos (2018), Bergsleithner (2009), Aragão (2011), Aragão (2007), MacIntyre (1993) e Arnold e Brown (2000) para fundamentar a importância da habilidade oral para professores de línguas estrangeiras e sua relação com as emoções e o conceito de habilidade oral. A presente pesquisa é qualitativa. Este estudo foi feito com duas professoras em formação que cursavam a disciplina de Estágio Supervisionado II no curso de Letras Espanhol da Universidade de Brasília. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário inicial, uma conversa autêntica, um questionário pós conversa, lembrança estimulada e narrativa oral. O resultado da análise dos dados revelou que as emoções dificultaram o desempenho da habilidade oral das participantes na língua alvo, notando-se interferência significativa das emoções consideradas negativas. Esta pesquisa contribui para a conscientização do papel que as emoções exercem sobre a habilidade oral em língua estrangeira.
Abstract: This research aims to observe and analyze whether participants, teachers in training, have difficulty in oral skills when affected by some emotion. Two specific objectives were outlined to achieve the general objective, they are: (1) Identify which emotions interfere in the development of oral skills; (2) Understand the role of emotions in the development of oral skills. To meet the objectives, this study was based on Magiolino (2004), Lecointre (2007), Ribeiro (2012), Mota (2007), Arnold and Brown (2000), Gardner and MacIntyre (1993), Brown (2007), Damasio (1994), Maturana (2002), Goleman (1995), LeDoux (1996), and Oatley and Jenkins (1996) to discuss the importance of emotions for human beings and the concept of emotion. Scovel (2000), Silva (2007), Schumann (1997), Aragão (2011), and Micoli (1997) for studies on the influence of emotions in the process of teaching and learning foreign languages, and in Almeida Filho (2021), Rodrigues and Ortiz-Preuss (2017), Santos and Barcelos (2018), Bergsleithner (2009), Aragão (2011), Aragão (2007), MacIntyre (1993), and Arnold and Brown (2000) to substantiate the importance of skill oral language for foreign language teachers and its relationship with emotions and the concept of oral ability. The present research is qualitative. This study was carried out with two teachers in training who were enrolled in the Supervised Internship II of the University of Brasilia Spanish Language Course. For data collection, an initial survey, authentic conversation, post-conversation survey, stimulated recall, and oral narrative were used. The result of the data analysis revealed that emotions hindered the performance of the oral skills of the participants in the target language, noting significant interference of negative considered emotions. This research contributes to the awareness of the role that emotions play in oral ability in a foreign language.
Resumen: Esta investigación tiene como objetivo general observar y analizar si los participantes presentan dificultad en la habilidad oral debido a alguna emoción generada. Se plantearon dos objetivos específicos para lograr el objetivo general, ellos son: (1) Identificar qué emociones interfieren en el desarrollo de las habilidades orales; (2) Comprender el papel de las emociones en el desarrollo de la habilidad oral. Para cumplir con los objetivos, este estudio fue apoyado por Magiolino (2004), Lecointre (2007), Ribeiro (2012), Mota (2007), Arnold y Brown (2000), Gardner y MacIntyre (1993), Brown (2007), Damasio (1994), Maturana (2002), Goleman (1995), LeDoux (1996) y Oatley y Jenkins (1996) para discutir la importancia de las emociones para los seres humanos y el concepto de emoción. En Scovel (2000), Silva (2007), Schumann (1997), Aragão (2011) y Micoli (1997) para el estudio sobre la influencia de las emociones en el proceso de enseñanza y aprendizaje de lenguas extranjeras y en Almeida Filho (2021 ), Rodrigues y Ortiz-Preuss (2017), Santos y Barcelos (2018), Bergsleithner (2009), Aragão (2011), Aragão (2007), MacIntyre (1993) y Arnold y Brown (2000) para comprender la importancia de la habilidad oral para profesores de lenguas extranjeras y su relación con las emociones y el concepto de habilidad oral. La presente investigación es cualitativa. Este estudio se llevó a cabo con dos profesores en formación que estaban realizando el Estágio Supervisado II del curso de lengua española (PESES 2). Para la recolección de datos se utilizó cuestionario inicial, conversación con un nativo, cuestionario pos conversación, recuerdo estimulado y narración oral. Los resultados del análisis de los datos revelaron que las emociones dificultaron el desempeño de las habilidades orales de las participantes en el idioma meta, notándose la interferencia significativa de las emociones consideradas negativas. Esta investigación contribuye a la toma de conciencia del papel que las emociones ejercen en la habilidad oral en una lengua extranjera.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.