Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46466
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_AfrâniodeSousaBarros.pdf1,77 MBAdobe PDFView/Open
Title: Militarização de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal : desdobramentos na gestão democrática
Authors: Barros, Afrânio de Sousa
Orientador(es):: Silva, Edileuza Fernandes
Assunto:: Gestão escolar
Gestão democrática
Militarização do ensino
Projeto político pedagógico
Issue Date: 12-Sep-2023
Citation: BARROS, Afrânio de Sousa. Militarização de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal: desdobramentos na gestão democrática. 2022. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Abstract: O fenômeno da militarização de escolas cresce no Brasil e se fortaleceu em 2019 com o Programa de Escolas Cívico Militares do Governo Federal. Neste ano o governo do Distrito Federal (DF) decretou o programa de gestão compartilhada e militarizada nas escolas públicas com a Secretaria de Segurança Pública distrital que confronta a Lei de Gestão Democrática do Sistema Público de Ensino 4.751/2012. Neste cenário, apresenta-se como questão central: quais são os desdobramentos da militarização de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal na gestão democrática? Com as seguintes questões secundárias: Quais concepções de gestão escolar são expressas pelos gestores (civil e militar)? Como os gestores (civil e militar) atuam na gestão do projeto político-pedagógico? Qual a influência da gestão militarizada sobre a gestão democrática? Participaram da pesquisa: uma servidora da carreira Magistério Público do DF eleita diretora pedagógica e um diretor disciplinar que integra a carreira do Corpo de Bombeiros Militar do DF. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, desenvolvida na perspectiva crítico-dialético (NETTO, 2011). Procedimentos utilizados: observação e entrevistas semiestruturada com os gestores (civil e militar) e análise do PPP. A compreensão dos dados fundamentou-se na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2021). Conclui-se que: a) a militarização nas escolas afronta aos princípios da gestão democrática; b) os diretores não atuam conjuntamente na gestão do PPP; c) a militarização de escolas públicas trata-se de modelo de gestão gerencialista e verticalizada que interfere e enfraquece a gestão democrática em escolas da rede pública de ensino do DF.
Abstract: The phenomenon of militarized schools have been growing in Brazil, especially from 2019 onwards, with the Civic-military schools Federal's Program. That year, the Government of Federal District (GDF) decreed the Program of Shared Management of public schools together with the public safety department, confronting the Federal District law of Democratic Management of Public Schools (L 4.751/2012). The main research question comes from those realities and it is as follows: What unfolds from the militarization of public schools concerning the democratic management? As complementary questions, emerged: which management conceptions are expressed by the managers (civil and military) in those schools? How do managers (civil and military) act on the Political and Pedagogical's Project (PPP) management? What's the influence of military management over the democratic management of education? For the research, joined: an elected manager of a public school, enroll in the public teacher's career, and a disciplinary manager of a military school, enrolled in the Federal District' Military Fire Department. It is a qualitative case study research, based on critical and dialects method (NETTO, 2011), using observations, semi-structured interviews with the managers and the analysis of each PPP. The data analysis was based on Bardin's Content Analysis (BARDIN, 2021). Conclusions are: a) the militarization of school provoke the democratic management's core elements and principles; b) school managers do not act side-by-side on the PPP management; c) the militarization of public schools is a business-like and vertically oriented model of management that interfere and weakens the democratic management of public schools of Brazil's Federal District.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/46466/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.