http://repositorio.unb.br/handle/10482/46448
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIVRO_ContribuicoesDesenvolvimentoHumano.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão : trajetórias |
Autor(es): | Barbato, Silviane (org) Beraldo, Rossana (org) Mietto, Gabriela (org.) Maciel, Diva (org.) |
Assunto: | Educação inclusiva Desenvolvimento humano Inclusão escolar |
Data de publicação: | 2023 |
Editora: | Editora Universidade de Brasília (EDU) |
Referência: | Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão: trajetórias. v. 2. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2023. v. 2. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/371. Acesso em: 06 set. 2023. |
Resumo: | Como podemos desenvolver as práticas inclusivas? Os processos inclusivos são concretizados em escolhas cotidianas orientadas ao conhecimento mútuo e ao acolhimento, ao cuidado de si e entre pessoas com histórias diferentes. Refletir sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com necessidades especiais fortalece a geração de novas formas de ensinar, aprender e atuar. Nessa perspectiva, as organizadoras e os autores desta coletânea exploram a história, as políticas públicas, os serviços e o ensinar e aprender em constante inovação, a partir da problematização do cotidiano dos fazeres inclusivos. Esta obra é direcionada a estudantes, pesquisadores, educadores e outros profissionais de áreas afins e foi escrita em colaboração entre colegas de universidades e sistemas educacionais do Brasil, da Argentina e do Chile, psicólogos e professores das redes federal, distrital e municipais de ensino, membros de diferentes grupos de pesquisa e grupos de trabalho da ANPEPP que pesquisam e atuam inclusivamente. Recebeu apoio da UAB/Capes/MEC e UAB/UnB. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) Editora Universidade de Brasília (EDU) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar |
Licença: | Este trabalho está licenciado com uma licença Creative Commons: Atribuição-NãoComercial 2.0 (CC BY-NC 2.0) |
Aparece nas coleções: | Livros e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.