Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46426
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DaraElizabethCostaAlencar.pdf725,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Formação em canto popular : um estudo de entrevista narrativa (auto)biográfica com Dani Baggio
Autor(es): Alencar, Dara Elizabeth Costa
E-mail do autor: dara.costa@hotmail.com
Orientador(es): Abreu, Delmary Vasconcelos de
Assunto: Canto popular
Autoformação
Educação musical
Entrevista narrativa
Data de publicação: 4-Set-2023
Referência: ALENCAR, Dara Elizabeth Costa. Formação em canto popular: um estudo de entrevista narrativa (auto)biográfica com Dani Baggio. 2022. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A pesquisa tem como tema o canto popular, tendo como objetivo geral compreender à luz das narrativas de formação, saberes constitutivos da formação em canto popular. O referencial teórico-metodológico utilizado foram os aportes da Pesquisa (Auto)biográfica em diálogo com o campo da Educação Musical. A fonte empregada foi a entrevista narrativa (auto)biográfica. Desta forma, as narrativas (auto)biográficas da cantora e professora de canto popular Dani Baggio apresentaram-se como um dispositivo formativo que, no processo de análise promovem uma relação de vínculo entre as dimensões do sujeito da experiência, epistêmico e (auto)biográfico levando a compreensões dentro do campo da música e da educação musical processos de musicobiografização. Esses saberes constitutivos revelam um potencial para a (auto)formação e essa compreensão de si com o canto popular vai além de competências, concepções, habilidades musicais e técnicas – elas potencializam o acontecimento apropriador revelando também, a figura do professor que tem a intencionalidade de fazer emergir no processo formativo o saber agir ao se escutar.
Abstract: The research has popular singing as its theme, with the general objective of understanding, in the light of training narratives, constitutive knowledge of training in popular singing. The theoretical-methodological reference used was the contributions of (Auto)biographical Research in dialogue with the field of Music Education. The source used was the (auto)biographical narrative interview. In this way, the (auto)biographical narratives of the singer and teacher of popular singing Dani Baggio are presented as a formative device that, in the analysis process, promote a bonding relationship between the dimensions of the subject of the experience, epistemic and (auto)biographical leading to understandings within the field of music and music education processes of musicobiography. This constitutive knowledge reveals a potential for (self) formation and this understanding of oneself with popular singing goes beyond competences, conceptions, musical and technical skills – they enhance the appropriating event, also revealing the figure of the teacher who has the intention of to make knowing how to act when listening emerge in the formative process.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.