Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46394
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_BarreirasProcessoDesenvolvimento.pdf417,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Barreiras no processo de desenvolvimento de repositórios institucionais nos Institutos Federais do Brasil
Otros títulos : Barriers in the process of developing institutional repositories in the federal institutes of Brazil
Autor : Jesus, Deise Lourenco de
Sousa, Angelica
Detoni, Juliana
Cunha, Murilo Bastos da
metadata.dc.contributor.affiliation: Instituto Federal de Brasília
Instituto Federal de Brasília
Instituto Federal de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto:: Repositórios institucionais
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Acesso aberto à informação
Bibliotecas universitárias
Fecha de publicación : 15-jul-2021
Editorial : Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp
Citación : JESUS, Deise Lourenco de; SOUSA, Angelica; DETONI, Juliana; CUNHA, Murilo. Barreiras no processo de desenvolvimento de repositórios institucionais nos Institutos Federais do Brasil. Brazilian Journal of Information Science: research trends, [S. l.], v. 15, p. e02111, 2021. DOI: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02111. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/11634. Acesso em: 4 ago. 2023.
Resumen : Este artigo objetiva identificar quais são as dificuldades encontradas pelas instituições de ensino da rede federal no Brasil no momento de implantar seus repositórios institucionais. Metodologia: foi enviado um questionário via e-mail aos institutos federais do Brasil no período de dezembro de 2020 a janeiro de 2021, foram obtidas 70 respostas. A análise dos dados revela que 90% dos Institutos tentaram em algum momento iniciar a implantação de um repositório institucional, apenas 17% concluíram com êxito. As principais barreiras apontadas remetem a dificuldades referentes ao conhecimento técnico de software por parte da equipe de tecnologia de informação, a falta de recursos humanos, conhecimento técnico da equipe da biblioteca e desinteresse das instâncias superiores. Conclui-se, portanto, que as bibliotecas, apesar de estarem engajadas e reconhecerem a importância do repositório institucional, precisam melhorar a comunicação entre os setores, a qualificação dos profissionais de tecnologia da informação e da biblioteca e a visibilidade deste serviço para concluir com sucesso seus projetos de implantação.
Abstract: This paper aims to identify what are the difficulties encountered by academic educational institutions of the federal network in Brazil when implementing their institutional repositories. Methodology: a questionnaire was sent via email to the federal institutes from December 2020 to January 2021, 70 responses were obtained. The analysis of the data reveals that 90% of the Institutes tried at some point to start the implementation of an institutional repository and only 17% concluded it successfully. The main barriers pointed out refer to difficulties related to the technical knowledge of software by the information technology team, the lack of human resources, technical knowledge of the library staff and lack of interest from higher levels leaders. It is concluded, therefore, that libraries, despite being engaged and recognizing the importance of the institutional repository, need to improve communication between sectors, the qualification of information technology and library teams and the visibility of thisservice to successfully complete their projects deployment.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença:: Copyright: ©2021 Jesus, Deise Lourenço de.Sousa, Angelica. Detoni, Juliana. Cunha, Murilo.This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons CC Attribution-ShareAlike (CC BY-SA), which permits use, distribution, and reproduction in any medium, under the identical terms, and provided the original author and source are credited.
DOI: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02111
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/46394/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.