http://repositorio.unb.br/handle/10482/46378
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_DandaradaCostaFerreira.pdf | 21,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Reconstruindo Vivian Maier : a fotografia entre anacronismo e subjetividade |
Autor : | Ferreira, Dandara da Costa |
Orientador(es):: | Dobal, Susana |
Assunto:: | Fotografia documentária Fotografia - leitura Arte de rua |
Fecha de publicación : | 24-ago-2023 |
Data de defesa:: | 24-feb-2022 |
Citación : | FERREIRA, Dandara da Costa. Reconstruindo Vivian Maier: a fotografia entre anacronismo e subjetividade. 2022. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumen : | Partindo de um olhar anacrônico para interpretar as imagens no presente, esta pesquisa busca refletir sobre a possibilidade de construção da subjetividade, usando o espaço urbano como pano de fundo, e também sobre a participação de Maier na história da fotografia. Ela, que também trabalhava como cuidadora de crianças, fotografou muito as cidades por onde passou e seus personagens, incluindo ela mesma. Sempre acompanhada de sua câmera, cada saída fotográfica era uma nova experiência para Maier; seus retratos e autorretratos nos guiam na tentativa de conhecer um pouco mais sobre a artista e sua obra, embora saibamos que, ao ver uma imagem, estamos diante de algo que extrapola o visível, ou o legível, já que as imagens estão em constante movimento e compreendem tempos heterogêneos. Para pensar sobre a obra de Maier precisamos pensar o tempo - que não é um tempo concluído - suas subjetividades, sobrevivências, memórias, devires e ressonâncias futuras, a partir de um olhar presente. Sua obra dialoga com o seu tempo e com a história da fotografia. |
Abstract: | From an anachronistic overview towards the interpretation of images from the present, this article will provide a reflection towards the possibilities of constructing the subjective, with urban space as background, and also regarding the participation of Maier in the history of photography. Also working as a babysitter, she photographed the cities she visited and their characters, including herself. Constantly with a camera, each photographic visit was a new experience. Her portraits and self-portraits guide us in an attempt to know the artist and her work, although as spectators we realize that, looking at an image, we are before something that extrapolates visible, or legible, once these images are in constant movement and reflect heterogeneous times. To study Maier’s work, it’s required to also study time itself — not a concluded time — its subjectivities, means of survival, memories, becomings and future soundings from a present point of view. Her work constitutes a dialogue with her times and also with the history of Photography. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.