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Título: O comum da informação : linguagem e experiência nas interfaces digitais
Autor(es): Soares, Viviane da Rocha
Orientador(es): Fausto Neto, Tiago Quiroga
Assunto: Trabalho digital
Plataformas digitais
Profissionais de tecnologia da informação
Data de publicação: 22-Ago-2023
Referência: SOARES, Viviane da Rocha. O comum da informação: linguagem e experiência nas interfaces digitais. 2022. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A emergência do paradigma digital provocou muitas mudanças nas sociedades contemporâneas, dentre elas, as estruturais no campo do trabalho. Neste contexto, a comunicação assume lugar central nas organizações. Mais do que ponto de apoio, se constitui um verdadeiro ethos institucional reinventando modos internos e externos de funcionamento, em que as atividades com seus públicos migram, em larga medida, para as interfaces digitais. O resultado é que as tecnologias da informação e da comunicação, por meio de dispositivos de mobilidade, como as plataformas digitais e aplicativos, passam a demandar novas formas de produção de linguagem nas organizações e exigir habilidade para estabelecer a linguagem homem-computador. Entretanto, o processo de desenvolvimento de plataformas digitais envolve majoritariamente profissionais de Tecnologia da Informação (TI), que operam a partir dos pressupostos da linguagem de programação e não a linguagem do usuário, o que implica o manejo de um código comum como recurso de governança. Nossa hipótese é que os regimes de programação, que não incorporam uma linguagem comum nas interfaces digitais, têm impacto significativo nas experiências dos usuários: elas aumentam a improbabilidade da comunicação. Como exploração empírica optamos pelo estudo de caso (Chadderton e Torrance, 2015) em que procuramos acompanhar as marcas de nosso problema de pesquisa nas lógicas de funcionamento do setor de tecnologia de informação de uma importante instituição do segmento bancário brasileiro. A metodologia utilizada procurou combinar métodos qualitativos e quantitativos, ocasião em que lançamos mão da observação participante (Gil, 2012), da análise documental (Martino, 2018; Bauer, 2004), da aplicação de questionários (Gil, 1999) e da realização de entrevistas semiabertas (Schostak e Barbour, 2015). Dentre as inúmeras variáveis que podem revelar o grau de sucesso da experiência do usuário, o estudo está circunscrito, fundamentalmente, àquelas que dizem respeito à produção de mensagens para interfaces digitais. Através das variáveis concernentes ao processo de comunicação, linguagem e experiência, o desafio foi pensar a produção de mensagens codificadas e a transformação para a linguagem do usuário, promovendo uma comunicação intersubjetiva.
Abstract: The digital paradigm breakthrough caused many changes. Among these, labour structure changes. Within such environment, communication plays a fundamental role in organizations. More than a point of leverage, it becomes an institutional ethos, redesigning business processes – internal and external ones – considering its customer-oriented activities widely changed from physical to digital. The outcome is that both communication and information technologies, on mobility devices such as digital platforms and applications (apps), demand new ways of language production in the organizations, as well as demand skills to establish man-machine understanding. Nevertheless, digital platform development is mostly done by Information Technology (IT) professionals, that work based on computer programming language and not user language, resulting in adopting a common code as governance resource. Our hypothesis is that programming regimes that do not embody a common language in digital interfaces have a significative impact on user’s experience: it raises the improbability of communication. As empirical exploration we were led to the option of a case study (Chadderton and Torrance, 2015) in which we worked towards identification of the aspects of our research problem within the Information Technology department of a major Brazilian banking institution. Methodology adopted used both quantitative and qualitative methods as Participant Observation (Gil, 2012); Document Analysis (Martino, 2018; Bauer, 2004); Questionnaires (Gil, 2012) and Semi-structured Interviews (Schostak and Barbour, 2015). Among the many variables that can reveal the level of success of the user experience, this study is limited to the ones concerning the activity of writing messages for digital interfaces. Through the variables related to the process of communicating language and experience, the challenge is to think the production of coded messaged and its transformation into user language, thus generating intersubjective communication.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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