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Título: Metamorfoses do conceito de objetividade na obra de Friedrich Nietzsche
Autor(es): Sousa, Raylane Marques
Orientador(es): Assis, Arthur Alfaix
Assunto: Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 - crítica e interpretação
Metamorfose
Genealogia
Cultura
História
Data de publicação: 16-Ago-2023
Referência: SOUSA, Raylane Marques. Metamorfoses do conceito de objetividade na obra de Friedrich Nietzsche. 2022. 218 f. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o conceito de objetividade presente na obra de Friedrich Nietzsche e as suas metamorfoses. Ao enfocar os sentidos da objetividade na filosofia nietzschiana, tem-se em vista estabelecer conexões entre esse conceito e temas centrais do pensamento do autor, especialmente os da relação entre arte e ciência, história e justiça, cultura e espírito científico, genealogia e perspectivismo. Assim, num primeiro momento, examina-se o pensamento do jovem Nietzsche concernente à arte, à ciência e à objetividade artística. Esta última foi, na sua obra de estreia, O Nascimento da Tragédia (1872), qualificada como “desinteressada” e isenta de quaisquer interferências subjetivas. Num segundo momento, discute-se, com foco na II Consideração Extemporânea (1874), a crítica de Nietzsche à história e à objetividade histórica, crítica essa dirigida particularmente contra Leopold von Ranke e o seu modelo de objetividade. Em seguida, mostra-se como as reflexões de Nietzsche sobre a objetividade adquirem novos contornos no contexto da sua crítica à cultura científica moderna, articulada em Além do Bem e do Mal (1886). Num último momento analítico, busca-se explorar o sentido do que Nietzsche chamou de “objetividade futura” em Genealogia da Moral (1887) e no contexto da sua discussão sobre o perspectivismo. Este trabalho parte da observação de que não há só um sentido para o conceito de objetividade no programa filosófico de Nietzsche e, portanto, procura rastrear as suas transformações. Neste contexto, pretende-se evidenciar as mudanças de sentido da objetividade e delimitar o exato momento em que Nietzsche substitui uma objetividade universal, fixa e pontual por uma objetividade particular, dinâmica e plural.
Abstract: This work aims to analyze the concept of objectivity in the work of Friedrich Nietzsche and its metamorphoses. By focusing on the meanings of objectivity in the Nietzschean philosophy, we have in mind the establishment of connections between this concept and central themes of the author’s thought, especially those of the relationship between art and science, history and justice, culture and scientific spirit, genealogy and perspectivism. Thus, in a first moment, we examine young Nietzsche’s thinking concerning art, science, and the artistic objectivity. The latter was, in his debut work, The Birth of Tragedy (1872), qualified as “interestless” and free of any subjective interference. In a second moment, we discuss, focusing on the II Untimely Meditations (1874), Nietzsche’s critique of history and of the historical objectivity, directed particularly against Leopold von Ranke and his model of objectivity. After that, we show how Nietzsche’s reflections on objectivity acquire new contours in the context of his critique of modern scientific culture, articulated in Beyond Good and Evil (1886). In a final analytical moment, we seek to explore the meaning of what Nietzsche called “future objectivity” in On the Genealogy of Morals (1887) and in the context of his discussion on perspectivism. This study starts from the observation that there is not only one meaning for the concept of objectivity in Nietzsche’s philosophical program and, therefore, seeks to track its transformations. In such a context, we intend to highlight the changes in the meaning of objectivity as well as to delimit the exact moment in which Nietzsche replaces a universal, fixed, and punctual objectivity with a particular, dynamic, and plural objectivity.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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