Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Assis, Arthur Alfaix | - |
dc.contributor.author | Sousa, Raylane Marques | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-16T18:43:41Z | - |
dc.date.available | 2023-08-16T18:43:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-31 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Raylane Marques. Metamorfoses do conceito de objetividade na obra de Friedrich Nietzsche. 2022. 218 f. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46331 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo analisar o conceito de objetividade presente na obra de
Friedrich Nietzsche e as suas metamorfoses. Ao enfocar os sentidos da objetividade na
filosofia nietzschiana, tem-se em vista estabelecer conexões entre esse conceito e temas
centrais do pensamento do autor, especialmente os da relação entre arte e ciência, história
e justiça, cultura e espírito científico, genealogia e perspectivismo. Assim, num primeiro
momento, examina-se o pensamento do jovem Nietzsche concernente à arte, à ciência e
à objetividade artística. Esta última foi, na sua obra de estreia, O Nascimento da Tragédia
(1872), qualificada como “desinteressada” e isenta de quaisquer interferências subjetivas.
Num segundo momento, discute-se, com foco na II Consideração Extemporânea (1874),
a crítica de Nietzsche à história e à objetividade histórica, crítica essa dirigida
particularmente contra Leopold von Ranke e o seu modelo de objetividade. Em seguida,
mostra-se como as reflexões de Nietzsche sobre a objetividade adquirem novos contornos
no contexto da sua crítica à cultura científica moderna, articulada em Além do Bem e do
Mal (1886). Num último momento analítico, busca-se explorar o sentido do que Nietzsche
chamou de “objetividade futura” em Genealogia da Moral (1887) e no contexto da sua
discussão sobre o perspectivismo. Este trabalho parte da observação de que não há só um
sentido para o conceito de objetividade no programa filosófico de Nietzsche e, portanto,
procura rastrear as suas transformações. Neste contexto, pretende-se evidenciar as
mudanças de sentido da objetividade e delimitar o exato momento em que Nietzsche
substitui uma objetividade universal, fixa e pontual por uma objetividade particular,
dinâmica e plural. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Metamorfoses do conceito de objetividade na obra de Friedrich Nietzsche | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metamorfose | pt_BR |
dc.subject.keyword | Genealogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | História | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to analyze the concept of objectivity in the work of Friedrich Nietzsche
and its metamorphoses. By focusing on the meanings of objectivity in the Nietzschean
philosophy, we have in mind the establishment of connections between this concept and
central themes of the author’s thought, especially those of the relationship between art
and science, history and justice, culture and scientific spirit, genealogy and perspectivism.
Thus, in a first moment, we examine young Nietzsche’s thinking concerning art, science,
and the artistic objectivity. The latter was, in his debut work, The Birth of Tragedy (1872),
qualified as “interestless” and free of any subjective interference. In a second moment,
we discuss, focusing on the II Untimely Meditations (1874), Nietzsche’s critique of
history and of the historical objectivity, directed particularly against Leopold von Ranke
and his model of objectivity. After that, we show how Nietzsche’s reflections on
objectivity acquire new contours in the context of his critique of modern scientific culture,
articulated in Beyond Good and Evil (1886). In a final analytical moment, we seek to
explore the meaning of what Nietzsche called “future objectivity” in On the Genealogy
of Morals (1887) and in the context of his discussion on perspectivism. This study starts
from the observation that there is not only one meaning for the concept of objectivity in
Nietzsche’s philosophical program and, therefore, seeks to track its transformations. In
such a context, we intend to highlight the changes in the meaning of objectivity as well
as to delimit the exact moment in which Nietzsche replaces a universal, fixed, and
punctual objectivity with a particular, dynamic, and plural objectivity. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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