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Título: Acesso à informação em ambiente web às pessoas com deficiência : mapeamento e análise das práticas dos arquivos públicos brasileiros
Autor(es): Hott, Daniela Francescutti Martins
E-mail do autor: daniela.martins@camara.leg.br
Orientador(es): Rodrigues, Georgete Medleg
Coorientador(es): Kafure Muñoz, Ivette
Assunto: Direitos humanos
Acesso à informação
Pessoas com deficiência
Mediação da informação
Arquivos públicos
Data de publicação: 4-Ago-2023
Referência: HOTT, Daniela Francescutti Martins. Acesso à informação em ambiente web às pessoas com deficiência: mapeamento e análise das práticas dos arquivos públicos brasileiros. 2022. 174 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Era da Informação ou Era da Globalização ou Era Digital são termos frequentemente utilizados para designar os avanços tecnológicos advindos da Terceira Revolução Industrial com foco na difusão de um ciberespaço, como um meio de comunicação instrumentalizado pela informática e pela internet. É nesse contexto que pessoas do mundo inteiro, incluindo as com deficiência, estão interligadas, compartilhando informações, divulgando impressões e difundindo formas de cultura e saberes. Apesar de algumas conquistas nos últimos anos, pessoas com algum tipo de deficiência em todo o mundo continuam enfrentando inúmeras barreiras à sua plena inclusão e participação na vida de suas comunidades. Exercer o direito de acesso à informação, considerado um dos direitos humanos fundamentais, consignado em leis na maior parte dos países, ainda parece uma utopia para as pessoas com deficiência. A hipótese do estudo é a de que, no Brasil, um portal institucional fundamentado nos requisitos de acessibilidade pode contribuir para o acesso às informações disponibilizadas em ambiente web, reforçando a maior participação das pessoas com deficiência em consonância com a Lei de Acesso à Informação e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. O objetivo geral da pesquisa é o de mapear e analisar ações de promoção de inclusão das pessoas com deficiência por parte de instituições arquivísticas públicas quanto ao acesso à informação e recomendar estratégias básicas para orientá-las quanto aos requisitos de acessibilidade na promoção desse acesso nos seus portais institucionais. Os procedimentos metodológicos compreenderam o levantamento da legislação internacional e nacional sobre a inclusão da pessoa com deficiência; levantamento das diversas conceituações da pessoa com deficiência e a elaboração e aplicação de questionários sobre as Práticas Informacionais de Arquivos Públicos no Brasil, em particular no ambiente web, incluindo os instrumentos de descrição arquivística. O universo da pesquisa foi definido com base em dois cadastros oficias de arquivos públicos e/ou de custodiadores de acervos brasileiros. Constatou-se que apesar da existência de de um vasto arcabouço legal no Brasil e no exterior, o acesso às informações com requisitos de acessibilidade está aquém da realidade nas instituições pesquisadas. Na legislação há uma ênfase na normalização do atendimento prioritário e da promoção do acesso com requisitos de acessibilidade em detrimento aos termos designados às pessoas com deficiência. Com base nos dados levantados, concluí apresentando uma proposta de modelo baseada em cinco estratégias que podem ser adotadas como princípios da promoção do acesso à informação.
Abstract: Information Age or Silicon Age or Digital Age are terms often used to designate technological advances arising from the Third Industrial Revolution with a focus on the diffusion of a cyberspace, as a mean of communication instrumentalizes by computer science and the Internet. It is in this context that people from all over the world, including those with disabilities, are interconnected, sharing information, disseminating impressions, and spreading forms of culture and knowledge. Despite some achievements in recent years, people with some kind of disability around the world continue to face numerous barriers to their full inclusion and participation in the lives of their communities. Exercising the right of access to information, considered on of the fundamental human rights, enshrined in laws in most countries, still seems like a utopia for people of disability. The hypothesis of the study is that, in Brazil, an institutional portal based on accessibility requirements can contribute to access to information available in a web environment, reinforcing the greater participation of people with disabilities in line with the Brazilian Freedom of Information Act and the Brazilian Law for the Inclusion of Persons with Disabilities. The general objective of the research is to map and analyze actions to promote the inclusion of people of disability by Brazilian public archival institutions regarding access to information and recommend basic strategies to guide them regarding accessibility requirements in promoting this access in their institutional portals. The methodological procedures included the survey of international and national legislation on the inclusion of people with disability and the preparation and application of questionnaires on the Informational Practices of Public Archives in Brazil, including archival description finding aids. The research universe was defined based on two official registers of public archives and/or by Archival Brazilian collections. It was found that despite the existence of a large legal framework in Brazil and abroad, access to information with accessibility requirements falls short of reality in the institutions surveyed. In legislation, there is an emphasis on standardizing priority care and promoting access with accessibility requirements at the expense of the terms designated for people of disability. Based on the data collected, I concluded by presenting a model proposal based on five strategies that can be adopted as principles for promoting access to information.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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