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Título: Avaliação de ciclo de vida do bioquerosene de canola
Autor(es): Costa, Tainara da Silva
Orientador(es): Silveira, Edgar Amaral
Assunto: Biocombustível
Óleo de canola
Avaliação de Ciclo de Vida (ACV)
Data de publicação: 26-Jul-2023
Referência: COSTA, Tainara da Silva. Avaliação de ciclo de vida do bioquerosene de canola. 2022. xiii, 55 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O transporte aéreo comercial é responsável por aproximadamente 2,6% das emissões globais de dióxido de carbono (𝐶𝑂2) para a atmosfera e a promoção de combustíveis renováveis é considerada uma estratégia promissora para a redução desses impactos, tendo como recurso a biomassa. A canola é uma das mais importantes oleaginosas em crescimento no mundo, responsável por 16% da produção de óleo vegetal, ocupando a terceira posição mundial em produção de óleo e dessa forma se destaca como potencial matéria-prima para obtenção de combustíveis alternativos. Nesse cenário, informações detalhadas sobre a cadeia de produção são necessárias para que se possa avaliar com precisão os impactos ambientais do ciclo de vida do biocombustível e atestar sua sustentabilidade. Tais dados podem ser obtidos por meio da metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida, que por sua vez envolve o estudo dos fluxos elementares de entradas e saídas para um sistema de produto e pode indicar os pontos críticos que mais contribuem para os impactos ambientais. Com base nesta metodologia, foi elaborado um modelo de produção utilizando dados secundários da obtenção do bioquerosene de óleo de canola, desde a plantação do grão até o processamento final do biocombustível. A rota de produção definida para esse estudo é a HEFA, responsável pela conversão de óleos vegetais em bioquerosene. Em posse dessas informações, foram determinadas as correntes mássicas e energéticas ao longo do modelo tecnológico e após esse mapeamento, o processo de produção do biocombustível foi modelado com o auxílio do software openLCA. Com a aplicação dessa ferramenta e a utilização dos métodos ILCD 2011 Midpoint+ e CML-IA baseline foram analisados os indicadores de desempenho ambiental e determinadas as etapas que são consideradas pontos críticos que mais contribuem para os impactos ambientais. Foi observado através das análises das emissões atmosféricas e das categorias de impactos ambientais que a fase industrial, principalmente no que diz respeito a produção do farelo seco, e a fase de conversão possuem as maiores contribuições para os indicadores de impacto.
Abstract: Commercial air transport is responsible for approximately 2.6% of global emissions of carbon dioxide (𝐶𝑂2) into the atmosphere and the promotion of renewable fuels is considered a promising strategy to reduce these impacts, having biomass as resource. Canola is one of the most important growing oilseeds in the world, responsible for 16% of vegetable oil production, ranking third in the world in oil production and thus stands out as a potential raw material for obtaining alternative fuels. In this scenario, detailed information about the production chain is necessary in order to accurately assess the environmental impacts of the biofuel’s life cycle and attest to its sustainability. Such data can be obtained through the Life Cycle Assessment methodology, which in turn involves the study of the elementary flows of inputs and outputs for a product system and can indicate the critical points that most contribute to environmental impacts. Based on this methodology, a production model was developed using secondary data for obtaining biokerosene from canola oil, from the planting of the grain to the final processing of the biofuel. The production route defined for this study is HEFA, responsible for converting vegetable oils into biokerosene. With this information, the mass and energy currents were determined along the technological model and after this mapping, the biofuel production process was modeled with the help of openLCA software. With the application of this tool and the use of the ILCD 2011 Midpoint+ and CML-IA baseline methods, the environmental performance indicators were analyzed and the stages that are considered critical points that most contribute to environmental impacts were determined. It was observed through the analysis of atmospheric emissions and the categories of environmental impacts that the industrial phase, especially with regard to the production of dry bran, and the conversion phase have the greatest contributions to the impact indicators.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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