Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silveira, Edgar Amaral | - |
dc.contributor.author | Costa, Tainara da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-26T21:41:15Z | - |
dc.date.available | 2023-07-26T21:41:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-15 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Tainara da Silva. Avaliação de ciclo de vida do bioquerosene de canola. 2022. xiii, 55 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46203 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O transporte aéreo comercial é responsável por aproximadamente 2,6% das emissões
globais de dióxido de carbono (𝐶𝑂2) para a atmosfera e a promoção de combustíveis
renováveis é considerada uma estratégia promissora para a redução desses impactos, tendo
como recurso a biomassa. A canola é uma das mais importantes oleaginosas em crescimento
no mundo, responsável por 16% da produção de óleo vegetal, ocupando a terceira posição
mundial em produção de óleo e dessa forma se destaca como potencial matéria-prima
para obtenção de combustíveis alternativos. Nesse cenário, informações detalhadas sobre a
cadeia de produção são necessárias para que se possa avaliar com precisão os impactos
ambientais do ciclo de vida do biocombustível e atestar sua sustentabilidade. Tais dados
podem ser obtidos por meio da metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida, que por
sua vez envolve o estudo dos fluxos elementares de entradas e saídas para um sistema
de produto e pode indicar os pontos críticos que mais contribuem para os impactos
ambientais. Com base nesta metodologia, foi elaborado um modelo de produção utilizando
dados secundários da obtenção do bioquerosene de óleo de canola, desde a plantação do
grão até o processamento final do biocombustível. A rota de produção definida para esse
estudo é a HEFA, responsável pela conversão de óleos vegetais em bioquerosene. Em posse
dessas informações, foram determinadas as correntes mássicas e energéticas ao longo do
modelo tecnológico e após esse mapeamento, o processo de produção do biocombustível
foi modelado com o auxílio do software openLCA. Com a aplicação dessa ferramenta e
a utilização dos métodos ILCD 2011 Midpoint+ e CML-IA baseline foram analisados
os indicadores de desempenho ambiental e determinadas as etapas que são consideradas
pontos críticos que mais contribuem para os impactos ambientais. Foi observado através
das análises das emissões atmosféricas e das categorias de impactos ambientais que a
fase industrial, principalmente no que diz respeito a produção do farelo seco, e a fase de
conversão possuem as maiores contribuições para os indicadores de impacto. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação de ciclo de vida do bioquerosene de canola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biocombustível | pt_BR |
dc.subject.keyword | Óleo de canola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Commercial air transport is responsible for approximately 2.6% of global emissions
of carbon dioxide (𝐶𝑂2) into the atmosphere and the promotion of renewable fuels is
considered a promising strategy to reduce these impacts, having biomass as resource.
Canola is one of the most important growing oilseeds in the world, responsible for 16%
of vegetable oil production, ranking third in the world in oil production and thus stands
out as a potential raw material for obtaining alternative fuels. In this scenario, detailed
information about the production chain is necessary in order to accurately assess the
environmental impacts of the biofuel’s life cycle and attest to its sustainability. Such data
can be obtained through the Life Cycle Assessment methodology, which in turn involves
the study of the elementary flows of inputs and outputs for a product system and can
indicate the critical points that most contribute to environmental impacts. Based on
this methodology, a production model was developed using secondary data for obtaining
biokerosene from canola oil, from the planting of the grain to the final processing of the
biofuel. The production route defined for this study is HEFA, responsible for converting
vegetable oils into biokerosene. With this information, the mass and energy currents were
determined along the technological model and after this mapping, the biofuel production
process was modeled with the help of openLCA software. With the application of this tool
and the use of the ILCD 2011 Midpoint+ and CML-IA baseline methods, the environmental
performance indicators were analyzed and the stages that are considered critical points
that most contribute to environmental impacts were determined. It was observed through
the analysis of atmospheric emissions and the categories of environmental impacts that the
industrial phase, especially with regard to the production of dry bran, and the conversion
phase have the greatest contributions to the impact indicators. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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