Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cechin, Andrei Domingues | - |
dc.contributor.author | Saturnino, Sthéphany Vitória Valoz | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-20T21:57:50Z | - |
dc.date.available | 2023-07-20T21:57:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-22 | - |
dc.identifier.citation | SATURNINO, Sthéphany Vitória Valoz. O Instagram como uma ferramenta pedagógica na temática de recursos hídricos. 2022. 57 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46164 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa tem como objetivo desenvolver uma cartilha digital sobre o uso da rede social
Instagram na conservação dos recursos hídricos para docentes da Educação Básica, buscando
demonstrar meios de utilização das redes sociais como uma sala de aula virtual, dentro do
contexto da educação formal, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental II (EF II)
do Distrito Federal (DF). Para isso, foi utilizada uma metodologia quali-quantitativa.
Participaram duas turmas de dois professores da rede de ensino do DF, onde as mesmas foram
divididas como Grupo Controle e Grupo Experimental. Constatou-se que os estudantes do
GE se interessaram bastante na forma de aprendizado utilizando a produção de publicações
para a rede social Instagram e percebeu-se um possível potencial na influência do
aprendizado desses discentes. A cartilha virtual foi importante para os docentes, visto que
apresentou o passo-a-passo para eles conseguirem incluir a rede social em sala de aula, no
entanto foi sugerido que a mesma fosse incrementada com um curso de formação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O Instagram como uma ferramenta pedagógica na temática de recursos hídricos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instagram | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos hídricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to develop a digital booklet on the use of the social network Instagram in
the conservation of water resources for teachers of Basic Education, seeking to demonstrate
means of using social networks as a virtual classroom, within the context of formal education,
especially in the final years of Elementary School II (EF II) in the Federal District (DF). For
this, a quali-quantitative methodology was used. Two classes of two teachers from the DF
teaching network participated, where they were divided as Control Group and Experimental
Group. It was found that the EG students were very interested in the way of learning using the
production of publications for the social network Instagram and a possible potential in
influencing the learning of these students was perceived. The virtual booklet was important
for the teachers, since it presented the step-by-step guide for them to be able to include the
social network in the classroom, however it was suggested that it be incremented with a
training course. | pt_BR |
dc.contributor.email | stetinhaa@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizante | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|