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Título: Internacionalização da Educação Superior no Brasil : analisando as universidades federais
Autor(es): Rodrigues, Josivane Costa
E-mail do autor: josivanec@gmail.com
Orientador(es): Souza Júnior, Celso Vila Nova de
Coorientador(es): Cabello, Andrea Felippe
Assunto: Internacionalização da educação
Educação superior
Instituições federais de ensino superior
Data de publicação: 20-Jul-2023
Referência: RODRIGUES, Josivane Costa. Internacionalização da Educação Superior no Brasil: analisando as universidades federais. 2022. 63 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar os determinantes de internacionalização das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras, principalmente na mobilidade e cooperação em pesquisa. Utilizou-se para a pesquisa uma abordagem quantitativa, tendo como método um modelo de regressão linear de dados em painel. Foi realizada um análise de correlação entre as variáveis dependentes e posteriormente a fim dar maior robustez à análise, foram criados três indicadores de internacionalização (internacionalização geral; internacionalização da pesquisa e internacionalização da mobilidade). Os resultados obtidos apontaram que: As IFES das regiões norte e nordeste tendem ser menos internacionalizadas; Os programas de pós-graduação na área de saúde e biológicas tendem a ser mais internacionalizados; Ter um maior percentual de mulheres entre seus alunos da graduação impacta negativamente à internacionalização da instituição; Alunos beneficiários de assistência estudantil é significativamente negativo; Ter um maior engajamento nas rede sociais impacta de forma positiva a internacionalização da IFES. A partir desses resultados sugere-se que as IFES busquem uma maior divulgação das suas ações de ensino, pesquisa e extensão em redes sociais diversas, e que IFES localizadas nas regiões norte e nordeste além de terem a necessidade de políticas públicas de fomento específicas para a internacionalização, busquem também um maior apoio cooperativo de IFES mais internacionalizadas, principalmente as da região sudeste.
Abstract: The present study aims to identify the determinants of Brazilian Federal Institutions of Higher Education (IFES) internationalization, mainly regarding mobility and cooperation in research. A quantitative approach was used for the study, using a linear regression model of panel data. A correlation analysis was performed between the dependent variables. Subsequently, to give greater robustness to the analysis, three internationalization indicators were created (general internationalization, internationalization of research, and internationalization of mobility). The results indicated that: the IFES in the North and Northeast regions tend to be less internationalized; postgraduate programs in the health and biological areas tend to be more internationalized; having a higher percentage of women among undergraduate students has a negative impact on the institution's internationalization; student beneficiaries of student assistance are significantly negative, and: having greater engagement on social networks impacts the internationalization of IFES positively. So, to improve its internationalization process, the study suggests that: the IFES seek greater dissemination of their teaching, research, and extension actions in various social networks; specific policies for internationalization should be targeted to IFES located in the north and northeast regions; additionally, those IFES should also seek better cooperative support from more internationalized IFES, especially those in the Southeast region.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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