Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46162
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JosivaneCostaRodrigues.pdf509,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza Júnior, Celso Vila Nova de-
dc.contributor.authorRodrigues, Josivane Costa-
dc.date.accessioned2023-07-20T21:17:16Z-
dc.date.available2023-07-20T21:17:16Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.date.submitted2023-12-16-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Josivane Costa. Internacionalização da Educação Superior no Brasil: analisando as universidades federais. 2022. 63 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46162-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo identificar os determinantes de internacionalização das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras, principalmente na mobilidade e cooperação em pesquisa. Utilizou-se para a pesquisa uma abordagem quantitativa, tendo como método um modelo de regressão linear de dados em painel. Foi realizada um análise de correlação entre as variáveis dependentes e posteriormente a fim dar maior robustez à análise, foram criados três indicadores de internacionalização (internacionalização geral; internacionalização da pesquisa e internacionalização da mobilidade). Os resultados obtidos apontaram que: As IFES das regiões norte e nordeste tendem ser menos internacionalizadas; Os programas de pós-graduação na área de saúde e biológicas tendem a ser mais internacionalizados; Ter um maior percentual de mulheres entre seus alunos da graduação impacta negativamente à internacionalização da instituição; Alunos beneficiários de assistência estudantil é significativamente negativo; Ter um maior engajamento nas rede sociais impacta de forma positiva a internacionalização da IFES. A partir desses resultados sugere-se que as IFES busquem uma maior divulgação das suas ações de ensino, pesquisa e extensão em redes sociais diversas, e que IFES localizadas nas regiões norte e nordeste além de terem a necessidade de políticas públicas de fomento específicas para a internacionalização, busquem também um maior apoio cooperativo de IFES mais internacionalizadas, principalmente as da região sudeste.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInternacionalização da Educação Superior no Brasil : analisando as universidades federaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordInternacionalização da educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação superiorpt_BR
dc.subject.keywordInstituições federais de ensino superiorpt_BR
dc.contributor.advisorcoCabello, Andrea Felippe-
dc.description.abstract1The present study aims to identify the determinants of Brazilian Federal Institutions of Higher Education (IFES) internationalization, mainly regarding mobility and cooperation in research. A quantitative approach was used for the study, using a linear regression model of panel data. A correlation analysis was performed between the dependent variables. Subsequently, to give greater robustness to the analysis, three internationalization indicators were created (general internationalization, internationalization of research, and internationalization of mobility). The results indicated that: the IFES in the North and Northeast regions tend to be less internationalized; postgraduate programs in the health and biological areas tend to be more internationalized; having a higher percentage of women among undergraduate students has a negative impact on the institution's internationalization; student beneficiaries of student assistance are significantly negative, and: having greater engagement on social networks impacts the internationalization of IFES positively. So, to improve its internationalization process, the study suggests that: the IFES seek greater dissemination of their teaching, research, and extension actions in various social networks; specific policies for internationalization should be targeted to IFES located in the north and northeast regions; additionally, those IFES should also seek better cooperative support from more internationalized IFES, especially those in the Southeast region.pt_BR
dc.contributor.emailjosivanec@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.