http://repositorio.unb.br/handle/10482/46140
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_MaraRúbiaRodriguesdaCruz.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A atuação do pedagogo da equipe especializada de apoio à aprendizagem na “modelagem do currículo” em uma escola pública do Distrito Federal |
Autor : | Cruz, Mara Rúbia Rodrigues da |
Orientador(es):: | Silva, Francisco Thiago |
Assunto:: | Pedagogos Currículo modelado Educação |
Fecha de publicación : | 17-jul-2023 |
Data de defesa:: | 29-nov-2022 |
Citación : | CRUZ, Mara Rúbia Rodrigues da. A atuação do pedagogo da equipe especializada de apoio à aprendizagem na “modelagem do currículo” em uma escola pública do Distrito Federal. 2022. 139 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumen : | A presente pesquisa buscou compreender a atuação do pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) da rede pública de ensino do Distrito Federal, bem como analisar a sua influência ou não na “modelagem do currículo” (SACRISTÁN, 2017) junto ao corpo docente. Para tanto, fez-se uma análise histórica do surgimento do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (SEAA) por meio do estudo da legislação vigente e de sua Orientação Pedagógica. Percebeu-se a necessidade do referido estudo, por ainda haver incertezas em relação ao trabalho desse profissional e de sua atuação pedagógica da escola. Propõe-se como pergunta central de pesquisa: qual a possível atuação do Pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal na “modelagem do currículo” (SACRISTÁN, 2017) junto ao corpo docente? Estabelecemos como objetivo geral: compreender qual a possível atuação do pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal na “modelagem do currículo” (SACRISTÁN, 2017) junto ao corpo docente. Tratou-se como pressuposto que a possível atuação do Pedagogo junto ao corpo docente das instituições de ensino na fase de “modelagem curricular” (SACRISTÁN, 2017) pode possibilitar que o professor entenda a amplitude da gestão curricular e de como a reorganização do currículo pode ser promotora de garantia de aprendizagem dos estudantes atendidos pelo EEAA. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa de caráter exploratório, com a realização de pesquisa de campo e estudo de caso único (YIN, 2015). O cenário da pesquisa foi uma escola da rede pública de ensino fundamental – anos iniciais na cidade de Samambaia, situada no Distrito Federal – tendo como sujeitos/as os pedagogos/as da EEAA e os/as professores/as. A investigação teve suporte teórico na pedagogia histórico-crítica (SAVIANI, 2012). A metodologia de pesquisa empregada se materializou pelos seguintes procedimentos investigativos: revisão bibliográfica, análise documental, entrevista semiestruturada com as pedagogas da EEAA e com 10 professores, questionário aplicado a 49 Pedagogos da SEEDF atuantes nas 14 regionais de Ensino e na sede, observação dos momentos de atuação do pedagogo junto ao corpo docente de forma individual e coletiva. Para atender as demandas do objeto de estudo articularam-se os seguintes eixos teóricos: 1. Pedagogia e pedagogos: bases teóricas, ancoradas em: Franco (2008), Libâneo (2010), Pimenta (1996) e Silva (2017; 2019); 2. Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem e Organização do Trabalho Pedagógico: Freitas (1995), Libâneo (2018), Lima e Silva (2020a; 2020b); e 3. Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem e o currículo modelado: Sacristán (2017), além dos documentos norteadores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Como produto técnico, foi apresentada a proposta de um curso de pós-graduação latu sensu de quatrocentas e quarenta horas que terá como público-alvo os Pedagogos das Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Preliminarmente os dados apontaram que a atuação do pedagogo foi percebida como muito importante dentro da Organização do Trabalho Pedagógico e na modelagem curricular. Cabe ressaltar que há uma necessidade de investimento na formação continuada do pedagogo da EEAA por parte da SEEDF. As unidades de registro levantadas foram: a atuação do pedagogo, o pedagogo e o currículo e o pedagogo e a formação continuada. Em relação às categorias, foram elencadas de natureza ontológicas e derivadas, a saber: o pedagogo e o apoio ao professor; o Pedagogo e a Organização do Trabalho Pedagógico; o pedagogo e o acompanhamento às famílias; o pedagogo e o currículo; o trabalho do pedagogo; a contradição e a historicidade. |
Abstract: | This reserch sought to understand the performance of the Pedagogue of the Specialized Learning Support Team (EEAA) of the public school system of the Federal District, as well as to analyze its influence or not on the "modeling of the curriculum" (SACRISTÁN, 2017) with the faculty. To this end, a historical analysis of the emergence of the Specialized Learning Support Service (SEAA) was made through the study of the current legislation and its Pedagogical Orientation. The need for this study was perceived, because there are still uncertainties regarding the work of this professional and his pedagogical performance of the school. It is proposed as a central research question: what is the possible performance of the Pedagogue of the Specialized Learning Support Team of the State Department of Education of the Federal District in the "modeling of the curriculum" (SACRISTÁN, 2017) with the faculty? As a general objective: To understand the possible performance of the pedagogue of the Specialized Team of Learning Support of the Secretary of State for Education of the Federal District in the "modeling of the curriculum" (SACRISTÁN, 2017) with the faculty. It was assumed that the possible performance of the Pedagogue with the teaching staff of educational institutions in the phase of "curricular modeling" (SACRISTÁN, 2017) can enable the teacher to understand the breadth of curriculum management and how the reorganization of the curriculum can be a promoter of guarantee of learning of students attended by the EEAA. The methodology used was the qualitative approach of exploratory character, with the performance of field research and single case study (YIN, 2015). The research scenario was a public elementary school – early years in the city of Samambaia, located in the Federal District – having as subjects the pedagogues of the EEAA and the teachers. The research had theoretical support in historical-critical pedagogy (SAVIANI, 2012). The research methodology used was materialized by the following investigative procedures: bibliographic review; documentary analysis; semi-structured interview with EEAA pedagogues and 10 teachers; questionnaire applied to 49 Pedagogues of SEEDF, who work in the 14 regional schools and at the head office; observation of the moments of action of the pedagogue with the teaching staff in an individual and collective way. To meet the demands of the object of study, the following theoretical axes are articulated: 1. Pedagogy and pedagogues: theoretical bases, anchored in: Franco (2008), Libâneo (2010), Pimenta (1996) and Silva (2017; 2019); 2. Specialized Team of Support for Learning and Organization of Pedagogical Work: Freitas (1995), Libâneo (2018), Lima e Silva (2020a; 2020b); and 3. Specialized Team of Learning Support and the modeled curriculum: Sacristán (2017), in addition to the supporting documents of the State Department of Education of the Federal District (SEEDF). As a technical product, the proposal of a 400-hour latu sensu graduate course will be presented, which will target the Pedagogues of the Specialized Learning Support Teams of the Department of Education of the Federal District. Preliminary data indicated that the performance of the pedagogue was perceived as very important within the organization of pedagogical work and in curriculum modeling, it is worth mentioning that there is a need for investment in the continued training of the EEAA pedagogue by SEEDF. The units of record raised were: The performance of the pedagogue, The pedagogue and the curriculum and the pedagogue and the continuing education. In relation to the categories were selected of ontological and derived nature, i.e.: The Pedagogue and the teacher's support; The Pedagogue and the organization of pedagogical work; The Pedagogue and the accompaniment to families; The Pedagogue and the curriculum; The work of the Pedagogue; contradiction and historicity. |
Résumé: | Cette étude a cherché à comprendre l’activité du pédagogue de l’Équipe Spécialisée en Soutien à l’Apprentissage (ESSA) du réseau publique d’enseignement du District Fédéral ainsi qu’analyser son influence ou pas dans la modélisation du programme (SACRISTÁN, 2017) auprès du groupe des professeurs. Pour cela, on a réalisé une analyse historique de la naissance du Service Spécialisée en Soutien à l’Apprentissage (ESSA) à partir de l’étude des normes en vigueur et du document baliseur intitulé d’Orientation Pédagogique. Le besoin de cette étude se fait pertinent parce qu’il y a encore des incertitudes concernant le travail de ce professions et son activité pédagogique à l’école. On propose comme question centrale de recherche : quelle est l’activité possible du pédagogue de l’Équipe Spécialisée en Soutien à l’Apprentissage au sein du Secrétariat d’État de l’Éducation au District Fédéral dans la modélisation du programme (SACRISTÁN, 2017) auprès du groupe des professeurs ? On a établi en tant qu’objectif central : comprendre l’activité possible du pédagogue de l’Équipe Spécialisée en Soutien à l’Apprentissage du Secrétariat d’État de l’Éducation du District Fédéral dans la modélisation du programme (SACRISTÁN, 2017) auprès du groupe des professeurs. On a adopté en tant que présupposé que l’activité possible du pédagogue auprès du groupe des professeurs des institutions d’enseignement au moment de la modélisation du programme (SACRISTÁN, 2017) peut amener le professeur à comprendre l’ampleur de la gestion du programme e de comment sa réorganisation peut assurer la garantie des apprentissages des étudiants accueillis auprès de l’ESSA. La méthodologie utilisée a été l’approche qualitative de caractère exploratoire, avec la réalisation d’une rechercher sur terrain et l’étude du cas unique (YIN, 2015). Le contexte de recherche a été un collègue du réseau public du District Fédéral dans la ville de Samambaia ayant comme participants les pédagogues de l’ESSA et les professeurs. L’investigation a eu comme support théorique la pédagogie historique critique (SAVIANI, 2012). La méthodologie de recherche employée s’est matérialisée par les procédés suivants : la révision bibliographique, l’analyse documentaire, l’entretien semi-structurée avec les pédagogues de l’ESSA et avec 10 professeurs, un questionnaire appliqué à 49 pédagogues de la SEEDF intervenant dans les 14 régions d’enseignement et dans le siège, de l’observation des moments d’action du pédagogue auprès du groupe des professeurs de manière individuelle et collective. Pour accomplir les demandes de l’objet d’étude, les axes théoriques suivants se sont articulés : 1. Pédagogie et pédagogues : bases théoriques, appuyées sur Franco (2008), Libâneo (2010), Pimenta (1996) e Silva (2017 ; 2019) ; 2. Équipe Spécialisée en Soutien à l’Apprentissage et Organisation du Travail Pédagogique ; Freitas (1995), Libâneo (2018), Lima e Silva (2020a ; 2020b) ; e 3. Équipe Spécialisée en Soutien à l’Apprentissage et le programme modalisé : Sacristán (2017) et d’autres documents baliseurs du Secrétariat d’État de l’Éducation du District Fédéral (SEEDF). En tant que produit technique, on a présenté une proposition d’un Master comptant 440 heures qui aura comme public cible les pédagogues des Équipes Spécialisées en Soutien à l’Apprentissage du Secrétariat d’État de l’Éducation du District Fédéral. Initialement, les données ont montré que l’activité du pédagogue a été perçue comme très importante au sein de l’organisation du travail pédagogique et de dans la modélisation du programme. Force est de constater le besoin d’investissement en formation en continue du pédagogue de l’ESSA de la partie du SEEDF. Les unités de registre qui ont emergies ont été : l’activité du pédagogue, le pédagogue et le programme et le pédagogue et la formation en continue. Concernant les catégories, on a soulévé celles de nature onthologique et celle qui en dérivent, à savoir : le pédagogue et le soutien au professeur ; le pédagogue et l’organisation du travail pédagogique ; le pédagogue et l’accompagnement aux familles ; le pédagogue et le programme ; le travail du pédagogue ; la contradiction et l’historicité. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.