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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46055
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Title: Cinquenta tons de cinza : as escalas de ação e de valorização do concreto aparente na Universidade de Brasília : teorias e práticas de intervenção no moderno
Authors: Guimarães, Maíra Oliveira
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Assunto:: Concreto aparente
Arquitetura moderna
Universidade de Brasília
Pichações
Issue Date: 2019
Publisher: Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Bahia
Citation: GUIMARÃES, Maíra Oliveira. Cinquenta tons de cinza: as escalas de ação e de valorização do concreto aparente na Universidade de Brasília: teorias e práticas de intervenção no moderno. In: SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL, 13., 2019, Salvador - BA. Anais [...]. Salvador: Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Bahia, 2019. Disponível em: https://docomomobrasil.com/wp-content/uploads/2020/04/110536.pdf. Acesso em: 12 jul. 2023.
Abstract: O conjunto patrimonial de Brasília possui interessantes edifícios em concreto aparente que, sucessivamente, passaram por reformas de revestimento e de cobertura de suas fachadas. O tipo de renovação mais frequente, utilizado tanto nas arquiteturas residenciais quanto nas oficiais da cidade, é a completa pintura das estruturas com diferentes tons de cinza. Normalmente, tal estratégia é desencadeada pela baixa aceitação social frentes às marcas de envelhecimento do material, mas na Universidade de Brasília há uma situação diferente: pinturas em cinza estão sendo executadas em estruturas aparentes para cobrir manifestações artísticas e pichações políticas feitas pelos próprios usuários do campus. O presente artigo vem investigar tais ocorrências e averiguar quais são os valores patrimoniais envolvidos.
Abstract: The architectonic set of Brasília has interesting buildings in apparent concrete that, successively, underwent reforms of coating of its façades. The most frequent type of renovation, used in both residential and monumental architectures of the city, is the complete painting of the structures with different shades of gray. Normally, that strategy is triggered by the low social acceptance of the aging marks of the concrete, but in the University of Brasilia there is a different situation: gray paintings are being executed in apparent concrete structures to cover artistic manifestations and political graffiti made by the campus users themselves. The article investigates these occurrences and ascertain which are the cultural values involved.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
metadata.dc.relation.publisherversion: https://docomomobrasil.com/wp-content/uploads/2020/04/110536.pdf
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