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Titre: Políticas públicas de formação no Norte de Mato Grosso : PIBID e ProfLetras
Auteur(s): Faria, Helenice Joviano Roque de
Orientador(es):: Silva, Kleber Aparecido da
Assunto:: Formação docente
Língua portuguesa
Mato Grosso (MT)
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Date de publication: 3-jui-2023
Référence bibliographique: FARIA, Helenice Joviano Roque de. Memórias, identidades e territórios periféricos: decolonizar os estudos discursivos críticos. 2019. 176 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: A pesquisa POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO NO NORTE DE MATO GROSSO: PIBID E PROFLETRAS aborda as políticas públicas formativas implantadas no Brasil, especialmente, em contexto norte do estado de Mato Grosso (MT). Tais ações, atravessadas por um compromisso político-social, fomentam, em atores/atrizes sociais, a reflexividade, a colaboratividade, a ética e o protagonismo para as práticas de ensino de Língua Portuguesa. Defendo a tese de que, embora os empreendimentos propositivos de formação tenham alcance significativo na atualidade, insta refletir sobre novos modos para atuar junto às demandas de ensino. (Re)posicionados ao mundo contemporâneo e conscientes de que a solidez se transforma em liquidez (BAUMAN, 2005), o futuro profissional e o professor em atuação, ao irromper as barreiras hegemônicas educacionais (FAIRCLOUGH, 2003; GRAMSCI, 1997), busca construir sua identidade com protagonismo e criticidade e intervir nas práticas situadas de linguagem. Nesse sentido, com respaldo metodológico nos estudos qualitativo-interpretativistas (BAUER E GASKELL, 2015; BORTONI-RICARDO, 2008; LINCOLN; DENZIN, 2006) em interface com o viés crítico-colaborativo (LIBERALI; SCHAPPER; LEMOS, 2012; MAGALHÃES, 2009, 2011, 2016) e em observância à modalidade etnográfica, analiso o documento que direciona a Política Educacional do Estado de Mato Grosso, a Portaria Normativa n. 17, de 28 de dezembro de 2009, a qual dispõe sobre o Programa de Formação Nacional em Rede e a Portaria 46, de 11 de abril de 2016 que regulamenta o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID – Língua Portuguesa). Elejo também a entrevista semiestruturada para interlocução com os participantes, quais sejam: dois (02) alunos-bolsistas do PIBID, dois (02) egressos do PIBID, dois (02) professores da Educação Básica – alunos do ProfLetras, dois (02) egressos do ProfLetras - professores da Educação Básica e dois (02) docentes formadores - coordenadores dos programas evidenciados na Universidade do Estado de Mato Grosso (Campus Sinop/MT). A construção do corpus pressupõe responder às seguintes questões: a) De que forma as políticas formativas interferem/contribuem para o desenvolvimento profissional docente?; b) Qual (quais) proposição (proposições) / desafio(s) as políticas de formação em Língua Portuguesa oferece(m) aos alunos e aos professores bolsistas?; c) De que maneira os docentes-formadores, desafiados às novas práticas de ensino, instigam os alunos/professores-bolsistas a vivenciarem os processos de letramento(s) no mundo contemporâneo e de que forma projetam tal proposta? Pautada na Linguística Aplicada Crítica e na Análise Crítica de Discurso, exploro relevantes conceitos, como discurso, poder, ideologia, contexto, práticas discursivas, práticas sociais, atores/atrizes sociais, pois entendo a linguagem como prática social (FAIRCLOUGH, 2001). Utilizo as categorias analíticas de Thompson (2011) para construir algumas asseverações, dentre elas, que as ações implementadas – e que se quer permanentes – demandam maior integração e investimento público.
Abstract: The research PUBLIC POLICIES OF TEACHER TRAINING IN THE NORTH OF MATO GROSSO: PIBID AND PROFLETRAS reflects on the public training policies implemented in Brazil, especially in the north context of Mato Grosso State (MT). These actions, based on a political-social commitment, promote, in social actors/ actresses, the reflexivity, the collaboration, the ethics and the protagonism for the teaching practices of Portuguese Language. I defend the thesis that, although the propositional training projects have a significant reach nowadays, it urges to reflect new ways to act together with the demands of teaching. (Re)positioned to the contemporary world and aware of that solidity is transformed into liquidity (BAUMAN, 2005), the future professional and the teacher in action must break the hegemonic educational barriers (FAIRCLOUGH, 2003; GRAMSCI, 1997), build his identity with protagonism and criticality and to intervene in the situated practices of language. In this regard, with methodological support in the qualitative-interpretative studies (BAUER AND GASKELL, 2015, BORTONI-RICARDO, 2008; DENZIN AND LINCOLN, 2006) in an interface with the critical-collaborative perspective (LIBERALI; SCHAPPER; LEMOS, 2012; MAGALHÃES, 2009, 2011, 2016) and in accordance with the ethnographic modality, I analyze the document that directs the Educational Policy of Mato Grosso State (The Pro-Schools Training at School Program – PEFE, 2017), the Regulatory Ordinance no. 17, of December 28, 2009, which established the National Network Training Program and the Ordinance no. 46, of April 11, 2016, which regulates the Institutional Program of Initiation Teaching Scholarship (PIBID - Portuguese Language). I also choose the semi-structured interview for interlocution with the participants, namely: two (02) PIBID scholarship students, two (02) PIBID graduates, two (02) Basic Education teachers – ProfLetras students, two (02) ProfLetras graduates – teachers of Basic Education and two (02) teacher trainers – coordinators of the programs evidenced at the University of Mato Grosso State (Campus Sinop/MT). The construction of the corpus assumes to answer the following questions: a) In what way do the training policies interfere/contribute for the professional development of teachers? b) Which proposition (propositions)/challenge (s) do the Portuguese Language training policies offer to students and scholarship teachers?; c) In what way do teachers-trainers, challenged by the new teaching practices, encourage students/scholarship teachers to experience literacy(ies) processes in the contemporary world and how do they project such a proposition? Supported by Critical Applied Linguistics and by Critical Discourse Analysis, I explore relevant concepts, such as discourse, power, ideology, context, discursive practices, social practices, social actors/actresses, as I understand language as a social practice (FAIRCLOUGH, 2001). I used the analytical categories of Thompson (2011) to develop some assertions, among them, that the implemented actions – and that it is desired to be permanent - require greater integration and public investment.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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