Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45961
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CileneVilarinsCardosodaSilva.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWeller, Wivian-
dc.contributor.authorSilva, Cilene Vilarins Cardoso da-
dc.date.accessioned2023-06-15T22:11:58Z-
dc.date.available2023-06-15T22:11:58Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.date.submitted2022-11-25-
dc.identifier.citationSILVA, Cilene Vilarins Cardoso da. O ensino médio no Chile e no Brasil: um estudo comparado das reformas e propostas de implementação a partir das legislações vigentes. 2022. 206 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45961-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (Ecoe), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UnB), e foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (Geraju). O propósito é compreender como se apresentam os discursos na legislação da última reforma do ensino médio (EM) chileno e brasileiro acerca da organização e implementação da referida etapa. Esta pesquisa de caráter documental está organizada a partir de dois eixos: 1) Análise da conjuntura e do contexto que desencadeou a reforma; e 2) Análise de documentos normativos que definem as reformas estrutural e curricular do ensino médio chileno e brasileiro. O recorte teórico situa-se no campo da Educação Comparada, partindo do pressuposto do direito à educação e de que a última etapa da educação obrigatória é ferramenta importante para a formação dos jovens como sujeitos de direitos. Os dados textuais foram submetidos à análise de conteúdo fundamentada na hermenêutica, uma combinação de métodos ancorado na análise de conteúdo qualitativa e na hermenêutica. Os resultados demonstram que o ensino médio reforça a importância do direito à educação quando se configura como uma etapa para a formação de jovens como sujeitos de direitos. Os discursos apresentados nas normas refletem a intencionalidade do legislador no que se refere às suas finalidades e aos seus propósitos. O contexto que permeia a conjuntura, cumpre assim, as funções social, cultural, política e econômica do ensino médio.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino médio no Chile e no Brasil : um estudo comparado das reformas e propostas de implementação a partir das legislações vigentespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordEducação comparadapt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio - Chilept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research is linked to the research line Comparative Studies in Education (Ecoe), of the Graduate Program in Education (PPGE), of the Faculty of Education (FE), of the University of Brasília (UnB), and was developed within the scope of the Research Group Generations and Youth (Geraju). The purpose is to understand how the discourses in the legislation of the latest Chilean and Brazilian high school (EM) reform are presented regarding their organization and implementation. Based on the analysis of documents, this research is organized around two axes: 1) Analysis of the context that triggered the reform, and 2) Analysis of normative documents that define the structural and curricular reforms of Chilean and Brazilian high schools. The theoretical framework is situated in the field of Comparative Education, based on the assumption of the right to education and that the last stage of compulsory education is an important tool for the education of young people as subjects of rights. The textual data was interpreted based on hermeneutic content analysis, a combination of methods anchored in qualitative content analysis and hermeneutics. The results show that high school reinforces the importance of the right to education when it is configured as a stage for the education of young people as subjects of rights. The discourses presented in the norms reflect the intentionality of the legislator regarding its goals and purposes. The context that permeates the conjuncture, thus fulfills the social, cultural, political, and economic functions of high school education.pt_BR
dc.description.abstract2La presente investigación está vinculada a la línea de investigación Estudios Comparados en Educación (Ecoe), del Programa de Posgrado en Educación (PPGE), de la Facultad de Educación (FE), de la Universidad de Brasilia (UnB), y fue desarrollada en el marco del Grupo de Investigación Generaciones y Juventudes (Geraju). El propósito es comprender cómo se presentan los discursos en la legislación de la última reforma de la educación secundaria chilena y brasileña respecto a la organización e implementación de esa etapa. Esta investigación documental se organiza en torno a dos ejes: 1) Análisis de la coyuntura y contexto que desencadenó la reforma; y 2) Análisis de los documentos normativos que definen las reformas estructurales y curriculares de la educación media chilena y brasileña. El esquema teórico se ubica en el campo de la Educación Comparada, partiendo del supuesto del derecho a la educación y que la última etapa de la educación obligatoria es una herramienta importante para la formación de los jóvenes como sujetos de derechos. Los datos textuales fueron sometidos al análisis de contenido basado en la hermenéutica, combinación de métodos basados en el análisis de contenido cualitativo y la hermenéutica. Los resultados demuestran que la educación secundaria refuerza la importancia del derecho a la educación cuando se configura como un escenario para la formación de los jóvenes como sujetos de derecho. Los discursos presentados en las normas reflejan la intencionalidad del legislador en cuanto a sus fines y propósitos. El contexto que impregna la situación cumple así las funciones sociales, culturales, políticas y económicas de la escuela secundaria.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.