Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Weller, Wivian | - |
dc.contributor.author | Silva, Cilene Vilarins Cardoso da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-15T22:11:58Z | - |
dc.date.available | 2023-06-15T22:11:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Cilene Vilarins Cardoso da. O ensino médio no Chile e no Brasil: um estudo comparado das reformas e propostas de implementação a partir das legislações vigentes. 2022. 206 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45961 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação
(Ecoe), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Educação (FE),
da Universidade de Brasília (UnB), e foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa
Gerações e Juventude (Geraju). O propósito é compreender como se apresentam os discursos
na legislação da última reforma do ensino médio (EM) chileno e brasileiro acerca da
organização e implementação da referida etapa. Esta pesquisa de caráter documental está
organizada a partir de dois eixos: 1) Análise da conjuntura e do contexto que desencadeou a
reforma; e 2) Análise de documentos normativos que definem as reformas estrutural e curricular
do ensino médio chileno e brasileiro. O recorte teórico situa-se no campo da Educação
Comparada, partindo do pressuposto do direito à educação e de que a última etapa da educação
obrigatória é ferramenta importante para a formação dos jovens como sujeitos de direitos. Os
dados textuais foram submetidos à análise de conteúdo fundamentada na hermenêutica, uma
combinação de métodos ancorado na análise de conteúdo qualitativa e na hermenêutica. Os
resultados demonstram que o ensino médio reforça a importância do direito à educação quando
se configura como uma etapa para a formação de jovens como sujeitos de direitos. Os discursos
apresentados nas normas refletem a intencionalidade do legislador no que se refere às suas
finalidades e aos seus propósitos. O contexto que permeia a conjuntura, cumpre assim, as
funções social, cultural, política e econômica do ensino médio. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O ensino médio no Chile e no Brasil : um estudo comparado das reformas e propostas de implementação a partir das legislações vigentes | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação comparada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio - Chile | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is linked to the research line Comparative Studies in Education (Ecoe), of the
Graduate Program in Education (PPGE), of the Faculty of Education (FE), of the University of
Brasília (UnB), and was developed within the scope of the Research Group Generations and
Youth (Geraju). The purpose is to understand how the discourses in the legislation of the latest
Chilean and Brazilian high school (EM) reform are presented regarding their organization and
implementation. Based on the analysis of documents, this research is organized around two
axes: 1) Analysis of the context that triggered the reform, and 2) Analysis of normative
documents that define the structural and curricular reforms of Chilean and Brazilian high
schools. The theoretical framework is situated in the field of Comparative Education, based on
the assumption of the right to education and that the last stage of compulsory education is an
important tool for the education of young people as subjects of rights. The textual data was
interpreted based on hermeneutic content analysis, a combination of methods anchored in
qualitative content analysis and hermeneutics. The results show that high school reinforces the
importance of the right to education when it is configured as a stage for the education of young
people as subjects of rights. The discourses presented in the norms reflect the intentionality of
the legislator regarding its goals and purposes. The context that permeates the conjuncture, thus
fulfills the social, cultural, political, and economic functions of high school education. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La presente investigación está vinculada a la línea de investigación Estudios Comparados en Educación
(Ecoe), del Programa de Posgrado en Educación (PPGE), de la Facultad de Educación (FE), de la
Universidad de Brasilia (UnB), y fue desarrollada en el marco del Grupo de Investigación Generaciones
y Juventudes (Geraju). El propósito es comprender cómo se presentan los discursos en la legislación de la
última reforma de la educación secundaria chilena y brasileña respecto a la organización e implementación
de esa etapa. Esta investigación documental se organiza en torno a dos ejes: 1) Análisis de la coyuntura y
contexto que desencadenó la reforma; y 2) Análisis de los documentos normativos que definen las
reformas estructurales y curriculares de la educación media chilena y brasileña. El esquema teórico se
ubica en el campo de la Educación Comparada, partiendo del supuesto del derecho a la educación y que
la última etapa de la educación obligatoria es una herramienta importante para la formación de los jóvenes
como sujetos de derechos. Los datos textuales fueron sometidos al análisis de contenido basado en la
hermenéutica, combinación de métodos basados en el análisis de contenido cualitativo y la hermenéutica.
Los resultados demuestran que la educación secundaria refuerza la importancia del derecho a la educación
cuando se configura como un escenario para la formación de los jóvenes como sujetos de derecho. Los
discursos presentados en las normas reflejan la intencionalidad del legislador en cuanto a sus fines y
propósitos. El contexto que impregna la situación cumple así las funciones sociales, culturales, políticas y
económicas de la escuela secundaria. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|