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Título: Colonialidade e formação profissional em serviço social : apontamentos de sua transversalidade na consubstancialização do projeto de formação a partir das diretrizes curriculares da ABEPSS de 1996
Autor(es): Oliveira, Ariel Paula Jesus de
E-mail do autor: arielseso2@gmail.com
Orientador(es): Goin, Mariléia
Assunto: Serviço social
Formação profissional
Diretrizes curriculares
Colonialidade
Decolonialidade
Data de publicação: 15-Jun-2023
Referência: OLIVEIRA, Ariel Paula Jesus de. Colonialidade e formação profissional em serviço social: apontamentos de sua transversalidade na consubstancialização do projeto de formação a partir das diretrizes curriculares da ABEPSS de 1996. 2022. 173 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O projeto de formação profissional em Serviço Social consubstanciado nos anos 1990 a partir da implementação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - propiciou ao longo dos anos a maturação da perspectiva materialista histórico-dialética na profissão. Essa, por sua vez, possibilitou o aprofundamento da capacidade de leitura da realidade social pelas/os profissionais, abrindo espaço para o desvelar das particularidades sócio-históricas brasileiras e da apreensão destas como determinantes para o projeto profissional. Nessa esteira, à luz do método crítico marxista, propõe-se a análise da transversalidade dos estudos decoloniais e da colonialidade no projeto de formação profissional em Serviço Social, estabelecendo como objetivo geral “analisar a interconexão existente entre a formação profissional e a colonialidade expressa na realidade brasileira, de modo a desvelar seus traços nos componentes curriculares da formação acadêmico profissional em Serviço Social, nos cursos mais antigos de cada região do Brasil”. Trata-se de uma pesquisa exploratória com enfoque misto, cujos procedimentos metodológicos elegidos foram: revisão bibliográfica - que possibilitou o contato e aprofundamento com as temáticas que envolvem o objeto de estudo; pesquisa documental - realizada a partir da análise dos Projetos Pedagógicos de Curso do curso mais antigo de Serviço Social das regiões geográficas do país; e a análise de conteúdo, realizada a partir da exploração do material orientada por um roteiro de análise documental e, posteriormente, das inferências crítico-reflexivas ensejadas pelos dados obtidos associados às investigações realizadas. O estudo evidencia a incipiente presença do debate decolonial e do ensino da colonialidade nos cursos observados, não obstante o mesmo demonstra a transversalidade existente entre decolonialidade, colonialidade e o Serviço Social na sociedade brasileira, os quais só auferem apreensão a partir da ótica/lógica dos Fundamentos e de seus núcleos de fundamentação. A absorção desse debate pelo projeto de formação profissional reafirma não só a coerência e a direção social do projeto profissional, mas contribui para o avanço rumo a sua consubstancialização.
Abstract: The project of professional training in Social Work, embodied in the 1990s from the implementation of the Curricular Guidelines of ABEPSS - Brazilian Association of Teaching and Research in Social Work - over the years provided the maturation of the historicaldialectical materialist perspective in the profession. This, in turn, made possible the deepening of the capacity of reading the social reality by the professionals, opening space for the unveiling of the Brazilian socio-historical particularities and the apprehension of these as determinants for the professional project. In this vein, in the light of the Marxist critical method, it is proposed to analyze the transversality of decolonial studies and coloniality in the project of professional training in Social Work, establishing as a general objective “to analyze the existing interconnection between professional training and coloniality expressed in the Brazilian reality, in order to reveal its traits in the curricular components of professional academic training in Social Work, in the oldest courses in each region of Brazil”. This is an exploratory research with a mixed approach, whose methodological procedures were: bibliographic review - which allowed contact and deepening with the themes that involve the object of study; documental research - carried out from the analysis of the Pedagogical Course Projects of the oldest course of Social Work in the geographic regions of the country; and the content analysis, carried out from the exploration of the material guided by a script of document analysis and, later, from the critical-reflexive inferences generated by the data obtained associated with the investigations carried out. The study evidences the incipient presence of the decolonial debate and the teaching of coloniality in the courses observed, however it demonstrates the existing transversality between decoloniality, coloniality and Social Work in Brazilian society, which only gain apprehension from the perspective/logic of the Fundamentals and their foundational cores. The absorption of this debate by the professional training project reaffirms not only the coherence and social direction of the professional project, but also contributes to the advance towards its consubstantialization.
Resumen: El proyecto de formación profesional en Trabajo Social, encarnado en la década de 1990 a partir de la implementación de las Directrices Curriculares de ABEPSS - Asociación Brasileña de Enseñanza e Investigación en Trabajo Social - a lo largo de los años proporcionó la maduración de la perspectiva materialista histórico-dialéctica en la profesión. Eso, a su vez, posibilitó la profundización de la capacidad de lectura de la realidad social por parte de los profesionales, abriendo espacio para el desvelamiento de las particularidades sociohistóricas brasileñas y la aprehensión de éstas como determinantes del proyecto profesional. En esta línea, a la luz del método crítico marxista, se propone analizar la transversalidad de los estudios decoloniales y coloniales en el proyecto de formación profesional en Trabajo Social, estableciendo como objetivo general “analizar la interconexión existente entre formación profesional y colonialidad expresada en la realidad brasileña, para revelar sus rasgos en los componentes curriculares de la formación académica profesional en Trabajo Social, en los cursos más antiguos de cada región de Brasil”. Se trata de una investigación exploratoria con enfoque mixto, cuyos procedimientos metodológicos fueron: revisión bibliográfica - que permitió el contacto y profundización con los temas que envuelven el objeto de estudio; investigación documental - realizada a partir del análisis de los Proyectos de Curso Pedagógico de la carrera de Trabajo Social más antigua de las regiones geográficas del país; y el análisis de contenido, realizado a partir de la exploración del material guiada por un guión de análisis documental y, posteriormente, a partir de las inferencias crítico-reflexivas generadas por los datos obtenidos asociados a las investigaciones realizadas. El estudio evidencia la presencia incipiente del debate decolonial y de la enseñanza de la colonialidad en los cursos observados, sin embargo demuestra la transversalidad existente entre decolonialidad, colonialidad y Trabajo Social en la sociedad brasileña, que sólo ganan aprehensión desde la perspectiva/lógica de los Fundamentos y sus núcleos fundacionales. La absorción de este debate por parte del proyecto de formación profesional reafirma no sólo la coherencia y dirección social del proyecto profesional, sino que contribuye al avance hacia su consustancialización.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Serviço Social (ICH SER)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Política Social
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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