Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45959
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_ArielPaulaJesusdeOliveira.pdf1,66 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGoin, Mariléia-
dc.contributor.authorOliveira, Ariel Paula Jesus de-
dc.date.accessioned2023-06-15T22:04:50Z-
dc.date.available2023-06-15T22:04:50Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.date.submitted2022-11-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ariel Paula Jesus de. Colonialidade e formação profissional em serviço social: apontamentos de sua transversalidade na consubstancialização do projeto de formação a partir das diretrizes curriculares da ABEPSS de 1996. 2022. 173 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45959-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO projeto de formação profissional em Serviço Social consubstanciado nos anos 1990 a partir da implementação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - propiciou ao longo dos anos a maturação da perspectiva materialista histórico-dialética na profissão. Essa, por sua vez, possibilitou o aprofundamento da capacidade de leitura da realidade social pelas/os profissionais, abrindo espaço para o desvelar das particularidades sócio-históricas brasileiras e da apreensão destas como determinantes para o projeto profissional. Nessa esteira, à luz do método crítico marxista, propõe-se a análise da transversalidade dos estudos decoloniais e da colonialidade no projeto de formação profissional em Serviço Social, estabelecendo como objetivo geral “analisar a interconexão existente entre a formação profissional e a colonialidade expressa na realidade brasileira, de modo a desvelar seus traços nos componentes curriculares da formação acadêmico profissional em Serviço Social, nos cursos mais antigos de cada região do Brasil”. Trata-se de uma pesquisa exploratória com enfoque misto, cujos procedimentos metodológicos elegidos foram: revisão bibliográfica - que possibilitou o contato e aprofundamento com as temáticas que envolvem o objeto de estudo; pesquisa documental - realizada a partir da análise dos Projetos Pedagógicos de Curso do curso mais antigo de Serviço Social das regiões geográficas do país; e a análise de conteúdo, realizada a partir da exploração do material orientada por um roteiro de análise documental e, posteriormente, das inferências crítico-reflexivas ensejadas pelos dados obtidos associados às investigações realizadas. O estudo evidencia a incipiente presença do debate decolonial e do ensino da colonialidade nos cursos observados, não obstante o mesmo demonstra a transversalidade existente entre decolonialidade, colonialidade e o Serviço Social na sociedade brasileira, os quais só auferem apreensão a partir da ótica/lógica dos Fundamentos e de seus núcleos de fundamentação. A absorção desse debate pelo projeto de formação profissional reafirma não só a coerência e a direção social do projeto profissional, mas contribui para o avanço rumo a sua consubstancialização.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleColonialidade e formação profissional em serviço social : apontamentos de sua transversalidade na consubstancialização do projeto de formação a partir das diretrizes curriculares da ABEPSS de 1996pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordServiço socialpt_BR
dc.subject.keywordFormação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordDiretrizes curricularespt_BR
dc.subject.keywordColonialidadept_BR
dc.subject.keywordDecolonialidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The project of professional training in Social Work, embodied in the 1990s from the implementation of the Curricular Guidelines of ABEPSS - Brazilian Association of Teaching and Research in Social Work - over the years provided the maturation of the historicaldialectical materialist perspective in the profession. This, in turn, made possible the deepening of the capacity of reading the social reality by the professionals, opening space for the unveiling of the Brazilian socio-historical particularities and the apprehension of these as determinants for the professional project. In this vein, in the light of the Marxist critical method, it is proposed to analyze the transversality of decolonial studies and coloniality in the project of professional training in Social Work, establishing as a general objective “to analyze the existing interconnection between professional training and coloniality expressed in the Brazilian reality, in order to reveal its traits in the curricular components of professional academic training in Social Work, in the oldest courses in each region of Brazil”. This is an exploratory research with a mixed approach, whose methodological procedures were: bibliographic review - which allowed contact and deepening with the themes that involve the object of study; documental research - carried out from the analysis of the Pedagogical Course Projects of the oldest course of Social Work in the geographic regions of the country; and the content analysis, carried out from the exploration of the material guided by a script of document analysis and, later, from the critical-reflexive inferences generated by the data obtained associated with the investigations carried out. The study evidences the incipient presence of the decolonial debate and the teaching of coloniality in the courses observed, however it demonstrates the existing transversality between decoloniality, coloniality and Social Work in Brazilian society, which only gain apprehension from the perspective/logic of the Fundamentals and their foundational cores. The absorption of this debate by the professional training project reaffirms not only the coherence and social direction of the professional project, but also contributes to the advance towards its consubstantialization.pt_BR
dc.description.abstract2El proyecto de formación profesional en Trabajo Social, encarnado en la década de 1990 a partir de la implementación de las Directrices Curriculares de ABEPSS - Asociación Brasileña de Enseñanza e Investigación en Trabajo Social - a lo largo de los años proporcionó la maduración de la perspectiva materialista histórico-dialéctica en la profesión. Eso, a su vez, posibilitó la profundización de la capacidad de lectura de la realidad social por parte de los profesionales, abriendo espacio para el desvelamiento de las particularidades sociohistóricas brasileñas y la aprehensión de éstas como determinantes del proyecto profesional. En esta línea, a la luz del método crítico marxista, se propone analizar la transversalidad de los estudios decoloniales y coloniales en el proyecto de formación profesional en Trabajo Social, estableciendo como objetivo general “analizar la interconexión existente entre formación profesional y colonialidad expresada en la realidad brasileña, para revelar sus rasgos en los componentes curriculares de la formación académica profesional en Trabajo Social, en los cursos más antiguos de cada región de Brasil”. Se trata de una investigación exploratoria con enfoque mixto, cuyos procedimientos metodológicos fueron: revisión bibliográfica - que permitió el contacto y profundización con los temas que envuelven el objeto de estudio; investigación documental - realizada a partir del análisis de los Proyectos de Curso Pedagógico de la carrera de Trabajo Social más antigua de las regiones geográficas del país; y el análisis de contenido, realizado a partir de la exploración del material guiada por un guión de análisis documental y, posteriormente, a partir de las inferencias crítico-reflexivas generadas por los datos obtenidos asociados a las investigaciones realizadas. El estudio evidencia la presencia incipiente del debate decolonial y de la enseñanza de la colonialidad en los cursos observados, sin embargo demuestra la transversalidad existente entre decolonialidad, colonialidad y Trabajo Social en la sociedad brasileña, que sólo ganan aprehensión desde la perspectiva/lógica de los Fundamentos y sus núcleos fundacionales. La absorción de este debate por parte del proyecto de formación profesional reafirma no sólo la coherencia y dirección social del proyecto profesional, sino que contribuye al avance hacia su consustancialización.pt_BR
dc.contributor.emailarielseso2@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Serviço Social (ICH SER)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Política Socialpt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/45959/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.