Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cruz, Fernanda Natasha Bravo | - |
dc.contributor.author | Andrade, Inara Carvalho de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-02T16:14:48Z | - |
dc.date.available | 2023-06-02T16:14:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-02 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-10 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Inara Carvalho de. Assistência estudantil para mães estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo na FUP/UnB. 2022. 138 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45938 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa objetivou compreender as percepções quanto à assistência estudantil das discentes da
Licenciatura em Educação do Campo que são mães e levam os filhos consigo para Faculdade UnB
Planaltina (FUP) durante o período do curso denominado Tempo Universidade. Para tanto,
utilizou-se uma abordagem multimetodológica, com a aplicação de questionário do tipo survey e
entrevistas individuais semiestruturadas para a realização de avaliação participativa, com
abordagem interpretativa, bem como foi realizada a análise dos instrumentos de ação pública
disponíveis para a assistência estudantil das mães do LEDOC. O estudo se justificou em função
das particularidades desse grupo de estudantes, mulheres mães que se deslocam, com seus filhos,
do campo até o campus UnB Planaltina e exigem da Universidade estruturas para recebê-las de
maneira adequada. Também justifica-se pela importância da assistência estudantil, que no caso
fomenta a permanência de estudantes de origem quilombola, interiorana e camponesa – entre as
quais é possível identificar o entrelaçamento de fatores de diferença como: raça, gênero,
maternidade, ruralidade. Embora os resultados da pesquisa mostrem que a assistência estudantil é
insuficiente para atender as especificidades das discentes mães, principalmente na conjuntura de
crise política, onde acontecem cortes orçamentários indiscriminados no âmbito da educação
superior, é reconhecido que a maioria das discentes não teria condição de concluir o curso sem o
aporte da assistência existente, destacando-se alojamento, auxílio emergencial, auxílio
socioeconômico, bolsa permanência MEC para quilombolas, bolsa alimentação e auxílio-creche.
A pesquisa mostra ainda que, em razão do baixo alcance do auxílio-creche e da desconsideração
da especificidade da maternidade nos demais mecanismos formais de assistência, destaca-se uma
estratégia extensionista de cuidado conhecida por “Ciranda” e concretizada em forma de ação
coletiva, como resultado dos esforços de uma rede local de apoio às discentes e seus filhos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Assistência estudantil para mães estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo na FUP/UnB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Maternidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main goal to this research is to understand the perceptions when it comes to student assistance
for students of Field Education who are mothers that take their children to college with them –
Faculdade UnB Planaltina (FUP Campus) throughout the duration of the course named as Tempo
Universidade. In order to reach its goals, the research made use of multifactorial approaches by
applying a survey and preplanned individual interviews to get effective participation with
multifactor analysis as well as the analysis of public service tools available to the student assistance
of mothers from LEdoC. The research justified itself based on the group’s particularities, who are
mothers and come from rural areas with their kids to the campus, demanding particular structures
available at the university in order to receive them properly. Also, student social assistence is
relevant to the permanence of these quilombola and rural students, whose differences regarding to
race, gender, motherhood and rural origins are intersectional. Even though the results from the
research shows that the applied resources are insufficient to attend the specificities that comes from
the students, especially considering a political scenario where budget cutbacks oftenly happens in
the educational funds, it shows clearly that most of the students wouldn’t be able to finish their
degrees if it weren’t for the program’s support. The research also shows that, due to the low scope
of day care assistance and the disregard of the maternity specificity in other formal assistance
mechanisms, an extension care strategy known as "Ciranda" stands out and implemented in the
form of a collective action, as a result of the efforts of a local support network for students and
their children. | pt_BR |
dc.contributor.email | inaracarvalho@unb.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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