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Título: O supervisor pedagógico na mediação entre o currículo modelado e o isolamento docente : um estudo de caso na Secretaria de Educação do Distrito Federal
Autor(es): Santos, Daniela Pereira dos
Orientador(es): Silva, Francisco Thiago
Assunto: Supervisor pedagógico
Isolamento docente
Organização do trabalho pedagógico
Data de publicação: 30-Mai-2023
Referência: SANTOS, Daniela Pereira dos. O supervisor pedagógico na mediação entre o currículo modelado e o isolamento docente: um estudo de caso na Secretaria de Educação do Distrito Federal. 2022. 144 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A pesquisa surgiu da necessidade de compreendermos como as ações mediadas pelo supervisor pedagógico na modelagem curricular podem favorecer ou minimizar o isolamento docente e, assim, promover uma melhor Organização do Trabalho Pedagógico (OTP). Analisamos os posicionamentos de supervisores e de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação aos eixos: “Supervisor pedagógico”, “Currículo modelado” e “Isolamento docente” e como eles se articulam. Nesse sentido, o pressuposto levantado preconiza que o Supervisor pedagógico pode ser um importante aliado frente ao isolamento docente na busca de estratégias para um trabalho pedagógico que considera o poder “modelador e transformador dos professores” diante da implementação de um “currículo prescrito” (SACRISTÁN, 2000, p.166). Assim, esse estudo apoia-se na seguinte questão central: como as ações do supervisor pedagógico na modelagem curricular podem favorecer ou minimizar o isolamento docente? A investigação foi desenvolvida em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal que atende o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, também, foram entrevistados outros supervisores de escolas classes situadas em diferentes áreas da cidade de Ceilândia. A pesquisa tem abordagem qualitativa, por um estudo de caso único (YIN, 2015) com análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Currículo em Movimento; entrevistas semiestruturadas com todos os sujeitos; aplicação de questionário aos gestores, coordenadores, Equipe de Apoio Especializado à Aprendizagem (EEAA), Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Orientação Educacional (OE); e observação participante das coletivas, coordenações setorizadas, conselhos de classes e da semana pedagógica da escola pesquisada. Como produto técnico elaboramos um curso de aperfeiçoamento para os supervisores e os coordenadores da rede pública de ensino. Entre os teóricos que sustentam a nossa investigação, estão: Freitas (1992), Fullan e Hargreaves (2006), Lima e Silva (2020), Rangel (2001), Sacristán (2000), Saviani (2013a), Silva (1981) e Veiga (2013). No concernente aos fatores que podem minimizar o isolamento docente mediante as ações do supervisor pedagógico na modelagem curricular, destacamos, a partir dos dados levantados e analisados, o direcionamento por parte da gestão do trabalho desse profissional para o pedagógico; a formação continuada específica; o conhecimento do que prescreve as suas atribuições; a partilha do trabalho com os demais profissionais envolvidos com a Organização do Trabalho Pedagógico, olhar humanizado e acolhimento para com os seus pares. Apontamos como possíveis fatores que podem favorecer o isolamento docente na mediação do currículo modelado: a sobrecarga de trabalho quando da não definição de sua atuação (administrativa ou pedagógica); a desvalorização da função; a falta de um quadro completo de profissionais para a partilha do trabalho; a escassez de formação continuada específica; a ausência de uma visão clara das suas atribuições; e a resistência do grupo em desenvolver um trabalho coletivo/cooperativo.
Abstract: The following research has emerged from the necessity of a better understanding on how the actions mediated by the pedagogical supervisor in the curricular model may be in favor or minimize the teaching isolation and, this way, promote a better Pedagogical Work Organization (OTP). We have analyzed the positionings of the teachers and the supervisers who worked in the first years of the primary and secondary school in relation to the categories: “Pedagogical supervisor”, “model curriculum” and “teaching isolation” and how they articulate among them. In this sense, the assumption in focus states that the pedagogical supervisor may be an important ally face to the teaching isolation in the search for the strategies for a pedagogical work that considers "the modeling and transforming power" of the teachers face to the implementation of a "prescript curriculum" (SANSCRITÁN, 2000, p.166). This way, this study is supported by the following central issue: how the actions of the pedagogical supervisor in the curriculum model may be in favor or minimize the teaching isolation? The investigation had been developed in a state school from Distrito Federal that in holds the primary and secondary teaching - initial periods and together with other supervisors from other schools situated in different areas in Ceilandia. The research has a qualitative approach by an unique study case (YIN, 2015) with the analysis of the "Projeto político pedagógico" (PPP) and the "currículo em movimento"; semi structured interviews with the administrators, coordinators, pedagogical specialized staff, skilled educational service, educational orientation, teachers and public servers from other teaching units; use of questionnaire to the administrators, coordinators and professionals in general directly involved in the research and participative observation of the collectives, sectorized coordinations, class council and pedagogical week. As a technical result, we have developed an improving course to supervisors and teachers of the state teaching schools. Among the theorists that support our investigation are Freitas (1992), Fullan and Hargreavees (2006), Lima e Silva (2020), Rangel (2001), Sacristán (2000), Saviani (2013a) Silva (1981) and Veiga (2013). Concerning the facts that may minimize the teaching isolation due to the actions of the pedagogical supervisor in the curriculum model, we highlight, from the data that had been collected and analyzed: the leading held by the administrators of this work of this professional to the pedagogical; the nonstop specific formation; the knowledge of what embraces his functions; the work share with the other professionals involved with the pedagogical work organization, humanized perspective and support to his pairs. We point as possible factors that may be in favor the teaching isolation in the mediation of the moderated curriculum: the overload of work when it has not been defined its purpose (pedagogical or administrative); less prestige of the profession; the lack of a full professional board for a more balanced share of work; the lack of nonstop specific formation; the lack of a clear view of the work assignments; and the resistance of the group to develop a collective/cooperative work.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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