http://repositorio.unb.br/handle/10482/45915
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2022_CarlosNunesPereira.pdf | 824,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O sistema agroalimentar na estrutura formativa dos cursos de Gastronomia do Distrito Federal |
Autor(es): | Pereira, Carlos Nunes |
Orientador(es): | Diniz, Janaína Deane de Abreu Sá |
Assunto: | Produção de alimentos Gastronomia - estudo e ensino Agroecologia |
Data de publicação: | 30-Mai-2023 |
Data de defesa: | 31-Out-2022 |
Referência: | PEREIRA, Carlos Nunes. Estratégias do povo Kalunga no uso e conservação da agrobiodiversidade. 2022. 113 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural) — Universidade de Brasília, Planaltina, 2022. |
Resumo: | Pode-se entender a gastronomia como parte integrante e fundamental da cadeia produtiva de alimentos, desde a produção, distribuição, comercialização e consumo. O sistema agroalimentar hegemônico, por sua vez, subordinado ao poder do capital, se associa a mecanismos de dominação social, ambiental e econômica. Dessa maneira, é imprescindível à gastrônoma e ao gastrônomo, no momento da sua formação acadêmica, se guarnecer de conhecimentos acerca das relações de poder que o sistema agroalimentar hegemônico produz, bem como compreender sistemas agroalimentares-outros, de características socioambientais mais diversas e justas. É nesse cenário que a presente pesquisa se propõe a investigar como os temas relacionados ao sistema agroalimentar (hegemônico e contra hegemônico) estão inseridos no contexto da formação dos profissionais de gastronomia no Distrito Federal, a partir da análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Instituições de Ensino Superiores (IES) públicas e privadas e da compreensão dos respectivos corpos docentes e discentes acerca da formação em gastronomia e suas relações com o sistema agroalimentar e os temas que o circundam. Os resultados da pesquisa apontam que as IES Privadas não oferecem mecanismos integrais para um debate consistente e estruturante quanto aos temas abordados (dando mais ênfase a conteúdos voltados ao mercado de trabalho), enquanto as IES Públicas buscam oferecer esses conhecimentos, de forma mais acentuada, tais como a oferta de disciplinas específicas de sustentabilidade e ecogastronomia. É possível assegurar, ainda, com base nos achados resultantes das entrevistas realizadas, que existe uma demanda pedagógica e social para que os cursos de gastronomia promovam melhor os temas de cunho socioambiental, já que 94,1% dos respondentes (alunos, egressos, professores e coordenadores), consideram importante a inserção e/ou ampliação de pautas sobre sistemas agroalimentares (para temas relacionados à agroecologia o percentual chega a 86,3%). É necessário, portanto, equilibrar as dimensões estruturantes, pedagógicas e metodológicas dos cursos de gastronomia entre a qualificação profissional e o desenvolvimento científico, reflexivo e atuante. |
Abstract: | Gastronomy can be understood as an integral and fundamental part of the food production chain, from production, distribution, marketing and consumption. The hegemonic agro-food system, in turn, subordinated to the power of capital, is associated with mechanisms of social, environmental and economic domination. In this way, it is essential for gastronomists, at the time of their academic training, to be equipped with knowledge about the power relations that the hegemonic agrifood system produces, as well as to understand other agrifood systems, with more diverse and fair socio-environmental characteristics. It is in this scenario that the present research proposes to investigate how themes related to the agrifood system (hegemonic and counter-hegemonic) are inserted in the context of the training of gastronomy professionals in the Federal District, based on the analysis of the Pedagogical Projects of the Courses (PPC) of public and private Higher Education Institutions (HEIs) and the understanding of the respective faculty and students about training in gastronomy and its relations with the agro-food system and the themes that surround it. The research results point out that the Private HEIs do not offer integral mechanisms for a consistent and structuring debate regarding the topics addressed (giving more emphasis to content aimed at the labor market), while the Public HEIs seek to offer this knowledge, in a more accentuated way, such as offering specific disciplines on sustainability and ecogastronomy. It is also possible to ensure, based on the findings resulting from the interviews, that there is a pedagogical and social demand for gastronomy courses to better promote socio-environmental themes, since 94.1% of respondents (students, graduates, professors and coordinators), consider important the insertion and/or expansion of guidelines on agro-food systems (for themes related to agroecology, the percentage reaches 86.3%). It is therefore necessary to balance the structuring, pedagogical and methodological dimensions of gastronomy courses between professional qualification and scientific, reflective and active development. |
Resumen: | La gastronomía puede entenderse como parte integrante y fundamental de la cadena productiva de los alimentos, desde la producción, distribución, comercialización y consumo. El sistema agroalimentario hegemónico, a su vez, subordinado al poder del capital, está asociado a mecanismos de dominación social, ambiental y económica. De esta forma, es fundamental que los gastrónomos, al momento de su formación académica, estén dotados de conocimientos sobre las relaciones de poder que produce el sistema agroalimentario hegemónico, así como para comprender otros sistemas agroalimentarios, con condiciones socio-comunitarias más diversas y justas. características ambientales. Es en este escenario que la presente investigación se propone investigar cómo se insertan temas relacionados con el sistema agroalimentario (hegemónico y contrahegemónico) en el contexto de la formación de profesionales de la gastronomía en el Distrito Federal, a partir del análisis de los Proyectos Pedagógicos. de los Cursos (PPC) de las Instituciones de Educación Superior (IES) públicas y privadas y la comprensión de los respectivos docentes y estudiantes sobre la formación en gastronomía y sus relaciones con el sistema agroalimentario y las temáticas que lo rodean. Los resultados de la investigación señalan que las IES Privadas no ofrecen mecanismos integrales para un debate coherente y estructurante sobre los temas abordados (dando mayor énfasis a los contenidos dirigidos al mercado laboral), mientras que las IES Públicas buscan ofrecer este conocimiento, de manera más manera acentuada, como ofrecer disciplinas específicas sobre sostenibilidad y ecogastronomía. También es posible asegurar, con base en los hallazgos resultantes de las entrevistas, que existe una demanda pedagógica y social de cursos de gastronomía para promover mejor los temas socioambientales, ya que el 94,1% de los encuestados (estudiantes, egresados, profesores y coordinadores), consideran importante la inserción y/o ampliación de lineamientos sobre sistemas agroalimentarios (para temas relacionados con la agroecología, el porcentaje alcanza el 86,3%). Por lo tanto, es necesario equilibrar las dimensiones estructurantes, pedagógicas y metodológicas de los cursos de gastronomía entre la calificación profesional y el desarrollo científico, reflexivo y activo. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade UnB Planaltina (FUP) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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