Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/45822
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2022_AngelaNoletodaSilva.pdf3,79 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Narrativas digitais como ambientes de colaboração : um estudo netnográfico à luz da Ecologia dos Meios
Auteur(s): Silva, Ângela Noleto da
Orientador(es):: Teles, Lúcio França
Coorientador(es):: Versuti, Andrea Cristina
Assunto:: Wattpad
Cultura digital
Conectivismo
Intertextualidade
Date de publication: 27-avr-2023
Référence bibliographique: SILVA, Ângela Noleto da. Narrativas digitais como ambientes de colaboração: um estudo netnográfico à luz da Ecologia dos Meios. 2022. 164 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Résumé: Esta pesquisa teve por objetivo investigar quais elementos multirreferenciais compõem as narrativas ficcionais elaboradas pelos jovens em uma plataforma de escrita e leitura on-line e de que maneira é possível evidenciar que espaços comunicacionais digitais como este, têm se tornado ambientes de colaboração no campo da cibercultura. Pela ótica da Pesquisa Qualitativa, da Netnografia enquanto abordagem para a imersão ao campo empírico e da corrente epistemológica da Ecologia dos Meios, foram adotadas as seguintes etapas como percurso metodológico e análise dos dados: a seleção de narrativas ficcionais on-line nos gêneros fanfics (subgênero adaptação de séries) e ficção adolescente (romance); o tratamento dos dados pelo uso das técnicas interpretativas de Análise Temática e Análise de Imagens Paradas sintetizadas em forma de quadros descritivos analíticos, contendo títulos das obras, métricas de engajamento, ilustração das capas (fanarts) e mapas temáticos elaborados com o auxílio de software de análise Iramuteq e de plataforma eletrônica Mindmeister. O estudo corroborou para defender a tese de que os jovens no ambiente digital estão inaugurando um novo modo de produção textual e consumo de histórias ficcionais, em que experiências de escrita e leitura online são compostas por elementos multirreferenciais de conectivismo, ações de intertextualidade transmídia (intermidialidade) associadas ao exercício de letramentos digitais com caráter remix sintetizadas como práticas intermodais. Estas, por sua vez, desencadeiam um ambiente de colaboração, produção de sentidos (visuais, sonoros, textuais) e de discussão de temáticas que abordam os marcadores sociais da diferença (classe, gênero, orientação sexual) de forma envolvente, participativa e criativa.
Abstract: This thesis aimed to investigate which multi-referential elements make up the fictional narratives created by young people on an online writing and reading platform and how it is possible to show that digital communication spaces like this one have become collaborative environments in the field of cyberculture. From the perspective of Qualitative Research, Netnography as an approach to immersion in the empirical field and the epistemological current of Ecology of Media, the following steps were adopted as a methodological route and data analysis: the selection of fictional narratives online in the fanfic genres (series adaptation subgenre) and teen fiction (romance); the treatment of data through the use of interpretative techniques of Thematic Analysis and Analysis of Still Images synthesized in the form of descriptive analytical tables, containing works titles, engagement metrics, cover illustrations (fanarts) and thematic maps elaborated with the help of software of Iramuteq analysis and Mindmeister electronic platform. The study corroborated to defense of the thesis that young people in the digital environment are inaugurating a new mode of textual production and consumption of fictional stories, in which online writing and reading experiences are composed of multi-referential elements of connectivism, transmedia intertextuality actions (intermediality) associated with the exercise of digital literacies with a remix character synthesized as intermodal practices. These, in turn, trigger an environment of collaboration, production of meanings (visual, sound, textual) and discussion of themes that address the social markers of difference (class, gender, sexual orientation) in an engaging, participatory and creative way.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/45822/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.