Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45809
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_SamirAlvesFattah.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uso sustentável de óleo de cozinha no Ensino de Biologia
Outros títulos: Sustainable use of kitchen oil in Biology teaching
Autor(es): Fattah, Samir Alves
Orientador(es): Silva, Maria Júlia Martins
Assunto: Impactos ambientais
Ensino investigativo
Reciclagem
Meio ambiente
Data de publicação: 24-Abr-2023
Referência: FATTAH, Samir Alves. Uso sustentável de óleo de cozinha no Ensino de Biologia. 2022. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho apresenta soluções para o problema do descarte incorreto do resíduo do óleo de cozinha. Um problema que traz diversos impactos ao meio ambiente, em especial aos recursos hídricos. Por ser um tema presente no cotidiano, foi desenvolvido no ensino de Biologia para promover uma mudança de percepção, com autonomia e senso crítico, por meio de práticas investigativas voltadas para a tomada de decisões embasadas em pesquisas e no conhecimento científico. O trabalho foi desenvolvido no Ensino Médio, com a aplicação de uma Sequência Didática Investigativa para os alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Antônia Chaves das Dores, situado na cidade de Novo Gama, Goiás. Os alunos participaram da coleta do resíduo de óleo, do levantamento de dados voltados ao tema por meio de pesquisas orientadas pelo professor. Eles compartilharam informações obtidas durante as pesquisas, palestras e oficinas voltadas aos prejuízos provocados pelo descarte incorreto do óleo no meio ambiente e as formas de reciclá-lo, entre elas, a produção de sabão na prática. Os resultados foram coletados por meio de questionários e analisados por testes estatísticos voltados ao aprendizado dos conteúdos abordados no desenvolvimento e aplicação da Sequência Didática Investigativa.
Abstract: This work presents solutions to the problem of incorrect disposal of cooking oil waste. A problem that brings several impacts to the environment, especially to water resources. As it is a topic present in everyday life, it was developed in biology teaching to promote meaningful learning, with autonomy and critical thinking through investigative practices aimed at decision-making based on research and scientific knowledge. The work was developed in High School, with the application of an Investigative Didactic Sequence for students of the 1st, 2nd and 3rd grades of high school at Colégio Estadual Antônia Chaves das Dores, located in the city of Novo Gama Goiás. The students participated in the collection of oil residue, in the collection of data focused on the theme through research guided by the teacher. They shared information obtained during research, lectures and workshops aimed at the damage caused by the incorrect disposal of oil in the environment and the ways to recycle it, among them, the production of soap in practice. The results were collected through questionnaires and analyzed by statistical tests aimed at learning the contents covered in the development and application of the Investigative Didactic Sequence.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.