Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Maria Júlia Martins | - |
dc.contributor.author | Fattah, Samir Alves | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T21:53:30Z | - |
dc.date.available | 2023-04-24T21:53:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-19 | - |
dc.identifier.citation | FATTAH, Samir Alves. Uso sustentável de óleo de cozinha no Ensino de Biologia. 2022. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45809 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta soluções para o problema do descarte incorreto do resíduo
do óleo de cozinha. Um problema que traz diversos impactos ao meio ambiente, em
especial aos recursos hídricos. Por ser um tema presente no cotidiano, foi
desenvolvido no ensino de Biologia para promover uma mudança de percepção,
com autonomia e senso crítico, por meio de práticas investigativas voltadas para a
tomada de decisões embasadas em pesquisas e no conhecimento científico. O
trabalho foi desenvolvido no Ensino Médio, com a aplicação de uma Sequência
Didática Investigativa para os alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio do
Colégio Estadual Antônia Chaves das Dores, situado na cidade de Novo Gama,
Goiás. Os alunos participaram da coleta do resíduo de óleo, do levantamento de
dados voltados ao tema por meio de pesquisas orientadas pelo professor. Eles
compartilharam informações obtidas durante as pesquisas, palestras e oficinas
voltadas aos prejuízos provocados pelo descarte incorreto do óleo no meio ambiente
e as formas de reciclá-lo, entre elas, a produção de sabão na prática. Os resultados
foram coletados por meio de questionários e analisados por testes estatísticos
voltados ao aprendizado dos conteúdos abordados no desenvolvimento e aplicação
da Sequência Didática Investigativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uso sustentável de óleo de cozinha no Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.title.alternative | Sustainable use of kitchen oil in Biology teaching | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Impactos ambientais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino investigativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reciclagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Meio ambiente | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work presents solutions to the problem of incorrect disposal of cooking oil waste.
A problem that brings several impacts to the environment, especially to water
resources. As it is a topic present in everyday life, it was developed in biology
teaching to promote meaningful learning, with autonomy and critical thinking through
investigative practices aimed at decision-making based on research and scientific
knowledge. The work was developed in High School, with the application of an
Investigative Didactic Sequence for students of the 1st, 2nd and 3rd grades of high
school at Colégio Estadual Antônia Chaves das Dores, located in the city of Novo
Gama Goiás. The students participated in the collection of oil residue, in the
collection of data focused on the theme through research guided by the teacher.
They shared information obtained during research, lectures and workshops aimed at
the damage caused by the incorrect disposal of oil in the environment and the ways
to recycle it, among them, the production of soap in practice. The results were
collected through questionnaires and analyzed by statistical tests aimed at learning
the contents covered in the development and application of the Investigative Didactic
Sequence. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|