Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45802
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Título: Mobilidade como serviço : transformação digital e novos modelos de negócio em transporte urbano
Autor(es): Santos, Marcos Ricardo dos
Silva, Maria Emília Monteiro
Yamashita, Yaeko
Aragão, Joaquim
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Assunto: Mobilidade urbana
Plataforma digital de negócio
Modelo de negócio
Data de publicação: 2022
Editora: Galoá
Referência: SANTOS, Marcos Ricardo dos et al. Mobilidade como serviço: transformação digital e novos modelos de negócio em transporte urbano. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 36., 2022, Fortaleza. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2022. Disponível em: https://proceedings.science/anpet-2022/trabalhos/mobilidade-como-servico-transformacao-digital-e-novos-modelos-de-negocio-em-tran?lang=pt-br>. Acesso em: 14 abr. 2023.
Resumo: Mobilidade como serviço é uma forma de se atribuir dinamicidade ao planejamento de transporte urbano, possibilitando adaptar o sistema à necessidade de cada usuário no momento do deslocamento. Baseada em uso intensivo de tecnologia, essa modalidade está alinhada a uma tendência contemporânea: o redesenho dos serviços conduzidos pela transformação digital. Nesse contexto, o artigo propõe o desenho de um modelo de negócio em plataforma digital de mobilidade, caracterizada pela aproximação entre usuários, conectando oferta e demanda, reduzindo assimetria de informações e constituindo uma cadeia de valor para todos os usuários ofertantes e demandantes. A contribuição científica do trabalho consiste na elaboração de um desenho de plataforma digital de mobilidade e o seu modelo de negócio que combine diferentes soluções de oferta deslocamento, a fim de possibilitar que mais segmentos da população possam se deslocar pela cidade, com conforto, rapidez, segurança e economicidade – e gerando novos negócios.
Abstract: Mobility as a service is a way of attributing dynamism to urban transport planning, making it possible to adapt the system to the needs of each user at the time of displacement. Based on intensive use of technology, this modality is in line with a contemporary trend: the redesign of services driven by digital transformation. In this context, the article proposes the design of a business model in a digital mobility platform, characterized by the approximation between users, connecting supply and demand, reducing information asymmetry, and constituting a value chain for all supplying and demanding users. The scientific contribution of the work consists in the elaboration of a design of a digital mobility platform and its business model that combines different solutions for the displacement offer, to enable more segments of the population to move around the city, with comfort, speed, safety, and economy – and generating new business.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Versão da editora: https://proceedings.science/anpet-2022/trabalhos/mobilidade-como-servico-transformacao-digital-e-novos-modelos-de-negocio-em-tran?lang=pt-br
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.