Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | - |
dc.contributor.author | Intini, João Marcelo | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-28T21:22:04Z | - |
dc.date.available | 2023-03-28T21:22:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-28 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-23 | - |
dc.identifier.citation | INTINI, João Marcelo. Vivencias educativas dos movimentos sociais do campo por conquistas e direitos: o grito e a força das “Margaridas”. 2021. 289 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45741 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetivou compreender, descrever e discutir o processo social de lutas
desenvolvido pelos movimentos sociais rurais no Brasil como uma vivência educativa, com
pedagogias desenvolvidas pelos próprios atores sociais, elaboradas e organizadas a partir de
Suas realidades, onde as meios de organização de homens e mulheres do campo considera seu
processo histórico e cultural de desenvolvimento e que, a partir da sua complexa realidade, de
um contexto social marcado por desigualdades e violência, desenvolveram a capacidade de
planejar, criar e ousar para romper com o isolamento e a invisibilidade dada tradicionalmente
pelo Estado brasileiro e pelas oligarquias rurais, em busca de conquistas e direitos.
Para demonstrar esta tese, realizamos um processo detalhado de busca de informações
a partir: dos registros históricos da organização das pautas de reivindicação do movimento
sindical rural manifestado pelo Grito da Terra Brasil, da organização social das mulheres rurais
na Marcha das Margaridas, do resgate dos documentos do Conselho Nacional de
Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF), de entrevistas e da sistematização de
informações sobre políticas públicas, em especial atenção, à Política Nacional de Assistência
Técnica e Extensão Rural.
Apoiando-se na teoria histórico-cultural, para descrever e demonstrar esta tese, não
haveria outro caminho metodológico a ser adotado que não estivesse amparado no materialismo
histórico-dialético, porque estudamos uma realidade em movimento, em meio a contradições
inerentes ao processo histórico, ao contexto político e as expectativas presentes nos movimentos
sociais, em um período da história em que foram possíveis o diálogo e a negociação
institucionalizados com o poder público, para a promoção de conquistas de políticas públicas e
de direitos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Vivencias educativas dos movimentos sociais do campo por conquistas e direitos : o grito e a força das “Margaridas” | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vivências educativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimentos sociais rurais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marcha das Margaridas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research aims to understand, describe, and explore in depth the social
struggles undertaken in Brazil by rural social movements, considering them as an educational
experience. These movements developed unprecedented pedagogies based on their own
realities. The forms of organization practiced by these rural women and men result from a long
and complex historical and cultural process of development in search of conquests and rights. In
this process, despite a social context marked by inequalities and violence, they achieved the
necessary skills to plan, create and, ultimately, challenge the anonymity to which the Brazilian
State and the rural oligarchies actively condemned them.
Our main sources of information were: the historical records of rural trade union
movement organizations such as Grito da Terra Brasil and the social organization of rural women
in the Daisies March; the rescue of documents from the National Council for Sustainable Rural
Development (CONDRAF in Portuguese); and interviews and systematization of information on
public policies, paying special attention to the National Policy for Technical Assistance and Rural
Extension.
We address the problem from the historical-cultural theory, relying on the method of
historical-dialectical materialism, which provides, in our opinion, an appropriate methodological
framework to study a social practice developed in a dynamic reality, in a period in which
institutionalized dialogue and negotiation with the government were possible for social
movements, in a process with historical and political contradictions, in which they had to adjust
their expectations, in order to promote the achievements of public policies and rights. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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