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Título: Vivencias educativas dos movimentos sociais do campo por conquistas e direitos : o grito e a força das “Margaridas”
Autor(es): Intini, João Marcelo
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Teoria histórico-cultural
Vivências educativas
Movimentos sociais
Movimentos sociais rurais
Marcha das Margaridas
Data de publicação: 28-Mar-2023
Referência: INTINI, João Marcelo. Vivencias educativas dos movimentos sociais do campo por conquistas e direitos: o grito e a força das “Margaridas”. 2021. 289 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender, descrever e discutir o processo social de lutas desenvolvido pelos movimentos sociais rurais no Brasil como uma vivência educativa, com pedagogias desenvolvidas pelos próprios atores sociais, elaboradas e organizadas a partir de Suas realidades, onde as meios de organização de homens e mulheres do campo considera seu processo histórico e cultural de desenvolvimento e que, a partir da sua complexa realidade, de um contexto social marcado por desigualdades e violência, desenvolveram a capacidade de planejar, criar e ousar para romper com o isolamento e a invisibilidade dada tradicionalmente pelo Estado brasileiro e pelas oligarquias rurais, em busca de conquistas e direitos. Para demonstrar esta tese, realizamos um processo detalhado de busca de informações a partir: dos registros históricos da organização das pautas de reivindicação do movimento sindical rural manifestado pelo Grito da Terra Brasil, da organização social das mulheres rurais na Marcha das Margaridas, do resgate dos documentos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF), de entrevistas e da sistematização de informações sobre políticas públicas, em especial atenção, à Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Apoiando-se na teoria histórico-cultural, para descrever e demonstrar esta tese, não haveria outro caminho metodológico a ser adotado que não estivesse amparado no materialismo histórico-dialético, porque estudamos uma realidade em movimento, em meio a contradições inerentes ao processo histórico, ao contexto político e as expectativas presentes nos movimentos sociais, em um período da história em que foram possíveis o diálogo e a negociação institucionalizados com o poder público, para a promoção de conquistas de políticas públicas e de direitos.
Abstract: The present research aims to understand, describe, and explore in depth the social struggles undertaken in Brazil by rural social movements, considering them as an educational experience. These movements developed unprecedented pedagogies based on their own realities. The forms of organization practiced by these rural women and men result from a long and complex historical and cultural process of development in search of conquests and rights. In this process, despite a social context marked by inequalities and violence, they achieved the necessary skills to plan, create and, ultimately, challenge the anonymity to which the Brazilian State and the rural oligarchies actively condemned them. Our main sources of information were: the historical records of rural trade union movement organizations such as Grito da Terra Brasil and the social organization of rural women in the Daisies March; the rescue of documents from the National Council for Sustainable Rural Development (CONDRAF in Portuguese); and interviews and systematization of information on public policies, paying special attention to the National Policy for Technical Assistance and Rural Extension. We address the problem from the historical-cultural theory, relying on the method of historical-dialectical materialism, which provides, in our opinion, an appropriate methodological framework to study a social practice developed in a dynamic reality, in a period in which institutionalized dialogue and negotiation with the government were possible for social movements, in a process with historical and political contradictions, in which they had to adjust their expectations, in order to promote the achievements of public policies and rights.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
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