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Titre: | As interações professor-aluno e o clima para criatividade em sala de aula : possíveis relações |
Auteur(s): | Libório, Ana Clara Oliveira |
Orientador(es):: | Neves, Marisa Maria Brito da Justa |
Assunto:: | Criatividade (Educação) Professores e alunos Interação social Ambiente de sala de aula |
Date de publication: | 12-mai-2010 |
Data de defesa:: | 12-mar-2009 |
Référence bibliographique: | LIBÓRIO, Ana Clara Oliveira. As interações professor-aluno e o clima para criatividade em sala de aula: possíveis relações. 2009. 119 f. Dissertação (Mestrado em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Résumé: | Devido à complexidade e diversidade dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem humana, não se pode pensar em um trabalho pedagógico nos dias atuais que não seja permeado em algum grau por ações que envolvam criatividade. Fazer educação implica necessariamente em promover desenvolvimento e aprendizagem para todos os atores envolvidos nesse processo. Com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão de como os processos criativos se desenvolvem e se articulam com outros temas, particularmente as interações humanas, o presente trabalho buscou investigar a relação professor-aluno, visando compreender de que forma essas relações podem ser favorecedoras para um clima propício ou não à criatividade em sala de aula e, ainda, conhecer e analisar as concepções que os professores têm sobre relação professo-aluno, criatividade e clima favorável à criatividade. O estudo foi realizado com professores e alunos, da 5ªsérie, pertencentes à rede pública de ensino do Distrito Federal. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira, foi realizado um estudo piloto junto a uma turma da 5ªsérie com vistas a adaptar a Escala Sobre Clima para Criatividade em Sala de Aula (Fleith & Alencar, 2005) para verificarmos a viabilidade de sua aplicação nessa série. A segunda etapa da pesquisa, foi dividida em três momentos. Primeiro, a aplicação da Escala Adaptada junto aos alunos da 5ªsérie para verificarmos se havia diferenças e semelhanças significativas entre as turmas com relação ao clima para criatividade em sala. No segundo momento foram realizadas entrevistas, semi-estruturadas e individuais, com os professores para que fossem identificados o que eles pensavam acerca dos temas investigados, o que é criatividade, qual o papel da interação professor-aluno e o que é necessário para que se estabeleça um clima favorável à criatividade em sala. E no terceiro e último momento foram realizadas as observações de atividades em sala, com registro e gravação em vídeo, para identificação de qual era a natureza das interações professor-aluno que ocorriam no contexto da sala e quais estratégias eram utilizadas para favorecer a criatividade. O material foi analisado de forma quantitativa e qualitativa. Os dados referentes à Escala Sobre Clima Favorável à Criatividade em Sala de Aula (Fleith & Alencar, 2005), de forma quantitativa e os dados referentes às concepções dos professores e à interação professor-aluno, de maneira qualitativa na medida que o estudo se propôs à observação desses temas em sala de aula em um contexto natural. Os resultados sugerem que existem graus diferentes no clima para criatividade nas turmas de 5ª série. As turmas que evidenciaram um clima mais favorável à criatividade, também, apresentaram, com mais freqüência interações professor-aluno de sintonia, cooperação e domínio em comparação à de desconsideração. Com relação às concepções dos professores sobre os temas pesquisados e o clima para a criatividade, o que se observou é que o envolvimento e o preparo do professor parecem significar mais que suas concepções sobre os fenômenos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT Given the complexity and diversity of human developmental and learning processes, no pedagogical work can be conceived of today which does not to some extent involve creative activities. Education necessarily implies promoting development and learning for all the parts involved in the process. In order to contribute to a better understanding of how creative processes develop and link to other themes, particularly to human interaction, the present study will seek to investigate teacher-student relationships, aiming at understanding how these relationships may foster a climate which is conductive or not to creativity in the classroom as well as identifying and analyzing the beliefs that teachers have about teacher-student relationships, creativity, and a favorable climate for creativity. The study was carried out with fifth grade public school teachers and students from Distrito Federal. The study was divided into two stages. Initially, a pilot study was conducted with a fifth grade class in order to adapt Fleith & Alencar’s Scale of Climate for Creativity in the Classroom (Escala Sobre Clima para Criatividade em Sala de Aula, Fleith & Alencar 2005) so as to evaluate the applicability of this scale to the fifth grade. The second stage of the study was further divided into three parts. In the first part, the Adapted Scale was applied to fifth grade students in order to assess whether there were significant differences and similarities between classes regarding the climate for creativity in the classroom. In the second part, individual and semi-structured interviews were carried out with the teachers in order to identify their thoughts about the themes that were being investigated, about what creativity is, about what the role of teacher-student interaction is and what is necessary for a favorable climate for creativity to be established in the classroom. In the third and final part, classroom activities were observed, registered and videotaped in order to identify the nature of the teacher-student interactions that occurred in the classroom context and which strategies were employed to foster creativity. The material was analyzed both quantitatively and qualitatively. The data regarding the Scale of Climate for Creativity in the Classroom (Fleith & Alencar, 2005) was analyzed quantitatively, while the data concerning teacher beliefs and teacher-student interaction was analyzed qualitatively, given that the study sought to observe these themes in a naturalistic classroom setting. The results suggest that there are differing degrees of climate for creativity among the fifth grade classes. Those classes exhibiting a more favorable climate for creativity also showed more frequent instances of teacher-student interaction involving harmony, cooperation and command, compared to that of disregard. With regard to the teachers’ beliefs about the themes of the study and the climate for creativity, it seems that the teachers’ involvement and preparation account for more than their beliefs about the phenomena. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2009. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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