http://repositorio.unb.br/handle/10482/45547
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_AmandadeJesusOliveiraSantosXavier.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A mãe cedo demais de Gustave Akakpo : uma proposta de análise do texto dramático na sala de aula |
Autor(es): | Xavier, Amanda de Jesus Oliveira Santos |
E-mail do autor: | amandajesussantoos@gmail.com |
Orientador(es): | Reis, Maria da Glória Magalhães dos |
Assunto: | Dramaturgia Teatro (Literatura) Texto dramático Akakpo, Gustave, 1974- crítica e interpretação |
Data de publicação: | 20-Jan-2023 |
Data de defesa: | 24-Ago-2022 |
Referência: | XAVIER, Amanda de Jesus Oliveira Santos. A mãe cedo demais de Gustave Akakpo: uma proposta de análise do texto dramático na sala de aula. 2022. 112 f., il Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Esta dissertação direciona o olhar para a dimensão textual do teatro, isto é, para a literatura dramática. Investigando a relação entre o teatro e a dramaturgia, e de que forma essa relação influencia o modo como a escola trabalha o texto dramático, a presente pesquisa propõe um modelo de análise textual para auxiliar professores e alunos, especialmente do Ensino Médio, na apreciação e compreensão do texto dramático. Ancorada nas reflexões de Jean-Pierre Ryngaert desenvolvidas no livro Introdução à análise do teatro (1995), a proposta metodológica sugere que cada parte do texto de teatro deva ser analisada com vistas à compreensão da história e, principalmente, das reflexões possíveis a partir da obra. Para tanto, o modelo de análise considera todas as partes que constituem o texto dramático: paratextuais (capa e contracapa); pré-textuais (lista de personagens, atos e cenas) e as textuais (título, gênero, diálogos e didascálias). Adaptamos o modelo analítico de Ryngaert, uma vez que consideramos as informações presentes nas partes que margeiam o texto: capa, contracapa e lista de personagens. Como o texto é o nosso objeto e objetivo, para exemplificar o uso do modelo em questão, analisamos A mãe cedo demais, peça do dramaturgo togolês Gustave Akakpo. A obra escolhida, embora possa ser analisada sob diferentes aspectos, tem seu conteúdo temático centrado na importância dos Direitos Humanos, pois questiona alguns horrores sociais ainda existentes na África e no mundo, dentre os quais a perda da dignidade por parte de crianças envolvidas em guerras e conflitos armados se mostra mais evidente. |
Abstract: | This dissertation directs the gaze to the textual dimension of theater, that is, to dramatic literature. Investigating the relationship between theater and dramaturgy, and how this relationship influences the way in which the school works with the dramatic text, the present research proposes a model of textual analysis to help teachers and students, especially high school students, in the appreciation and understanding of the dramatic text. Anchored in the reflections of Jean-Pierre Ryngaert developed in the book Introduction to the analysis of theater (1995), the methodological proposal suggests that each part of the theater text should be analyzed with a view to understanding the history and, mainly, the possible reflections from the work . For that, the analysis model considers all the parts that constitute the dramatic text: paratextual (cover and back cover); pretextual (list of characters, acts and scenes) and textual (title, genre, dialogues and didascalias). We adapted Ryngaert's analytical model, since we considered the information present in the parts that border the text: cover, back cover and list of characters. As the text is our object and objective, to exemplify the use of the model in question, we analyze La mère trop tôt, a play by the Togolese playwright Gustave Akakpo. The chosen work, although it can be analyzed from different aspects, has its thematic content centered on the importance of Human Rights, as it questions some social horrors that still exist in Africa and in the world, among which the loss of dignity on the part of children involved in wars. and armed conflicts is more evident. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.