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Título: Melancolia pós-colonial das imigrações em Milton Hatoum
Autor(es): Oliveira, Maria de Jesus Castro de
E-mail do autor: majesuscastro@hotmail.com
Orientador(es): Schwantes, Cíntia Carla Moreira
Assunto: Literatura - crítica e interpretação
Melancolia
Hatoum, Milton Assi, 1952- crítica e interpretação
Imigração árabe
Data de publicação: 18-Jan-2023
Referência: OLIVEIRA, Maria de Jesus Castro de. Melancolia pós-colonial das imigrações em Milton Hatoum. 2022. 127 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho desenvolve um estudo sobre a ideia de melancolia e sua representação na obra de Milton Hatoum, sob a perspectiva de algumas teorias acerca da melancolia, especialmente aquelas situadas entre a Psicanálise, a Sociologia e a Teoria Pós-Colonial. Levando-se em conta que a Literatura Contemporânea insere o discurso psicanalítico e pós-colonial como mecanismo de crítica às relações sociopolíticas e psíquicas da sociedade atual Freud (1917), Burton (2017), Gilroy (2004), estas áreas do conhecimento nos servem de embasamento necessário para a análise da Literatura, guiando o nosso estudo no segundo capítulo desta tese, sobretudo ao discutirmos problemas como a memória, a perda, o luto entre outros. Adiante, ao trabalharmos com pensadores clássicos e contemporâneos, dialogando com a filosofia, a história e a literatura, buscamos apresentar como se manifesta a melancolia nas artes e na Literatura, sobretudo na abordagem de Walter Benjamin (1984) acerca do drama do Barroco alemão. Destes estudos, examinamos tópicos destaques do Pós-colonialismo, da Literatura brasileira e da diáspora árabe para, adiante, no derradeiro capítulo desta tese, examinar todo esse conjunto de elementos na obra de Milton Hatoum, e como este sentimento de perda e identificação está relacionado à condição do imigrante representado na obra do autor. Para tal, examinamos a melancolia (o distúrbio ou a criatividade) que predomina nos personagens e narradores de duas obras suas: Relato de um Certo Oriente (2008) e Dois Irmãos (2004), assinalando a figuração dos sujeitos representados por alguns elementos da narrativa, em especial a relação desses mesmos sujeitos com a distância e a perda de objetos, pessoas, espaços e épocas. Assim, ao apontar alguns elementos desse aspecto sócio-psíquico da humanidade e demonstrar certos atributos que são representados na primeira fase da obra do escritor amazonense e sua relação com a imigração, a cultura árabe no Brasil e as teorias póscoloniais, entendemos que o debate instaurado entre literatura, filosofia, história e sociedade é fundamental para empreender novas formas de encarar problemas prementes de nossa época, não apenas esteticamente, mas também socialmente.
Abstract: Here, we develop a study on the concepto of melancholy and its rerpesentation in Milton Hatoum‟s novels, under the perspective of some of the theories on melancholy, mainly those situated between Psychoanalysis, Sociology and Post-Colonial Theory. Taking into account the Contemporary Literature inserts the psychoanalytic and post-colonial discourse as a mechanism of criticism to sociopolitical and psychic relations of the nowadays society Freud ((1917), Burton (2017), Gilroy (2004). These areas or knowledge serve as a needed basis for the analysis of Literature, guiding our study in the second chapter, when we discuss problems such as memory, loss, mourning. When we work with classical as well as contemporary thinkers, in dialogue with history, philosophy and literature, we aim to present how melancholy is manifested in arts and literature, mainly in Benjamin‟s writings on the German Baroque drama. We examine the highlighted topics in Post-colonialism, Brazilian literature and Arab diaspora in order to, in the last chapter, examine this body of elements in Milton Hatoum‟s work, and how this feeling of loss and identification is related to the condition of immigration represented in the author‟s author. For such, we examine melancholy (disturbance or creativity) which predominates in the characters and narrators of two of his novels: Relato de um Certo Oriente (2008) and Dois Irmãos (2004), signaling the figuration of the subjects represented for some elements of the narration, especially the relation of these same subjects with the distance and loss of objects, persons, spaces and epochs. Thus, to point some elements of this socio-psychic aspect of humankind and demonstrate some attributes which are demonstrated in the first part of the work of the writer and his relationship with immigration, Arab culture in Brazil and post-colonial theories, it is established that the debate between literature, philosophy, history and society is fundamental to undertake new forms of facing the pressing problems of our time, not just aesthetically, but also socially.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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