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Título: As tendências em educação matemática na formação do pedagogo professor : um estudo de caso
Outros títulos: Trends in mathematical education in the training of teachers : a case study
Autor(es): Souza, Aldileia da Silva
Orientador(es): Gontijo, Cleyton Hércules
Assunto: Processo de ensino - aprendizagem
Licenciatura
Pedagogia
Pedagogos - formação
Matemática - estudo e ensino
Etnomatemática
Data de publicação: 9-Jan-2023
Referência: SOUZA, Aldileia da Silva. As tendências em educação matemática na formação do pedagogo professor: um estudo de caso. 2022. 170 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Considera-se que os processos de ensino e aprendizagem se tornam mais significativos à medida que os elementos presentes no cotidiano dos estudantes são explorados para abordar os objetos do conhecimento presentes no currículo escolar. Entre esses elementos, destacam-se os que constituem a identidade cultural dos estudantes, pois, além de favorecer a compreensão e transformação da realidade na qual estão imersos, possibilita a construção de sentimentos de pertencimento à escola e de integração social. Uma abordagem no campo da educação matemática que favorece essa perspectiva são as tendências em Educação Matemática que buscam valorizar e usar os conhecimentos do grupo cultural do qual o estudante faz parte, sem desconectá-lo do contexto social e científico mais amplo. Considera-se que os processos de formação de professores que ensinam matemática devem abordar tais tendências, a fim de favorecer processos de ensino e aprendizagem mais significativos. Tomando isso como um princípio orientador para os cursos de formação, esta tese foi desenvolvida com o objetivo de investigar as possibilidades e os desafios na formação de professores pedagogos sob a perspectiva das tendências em Educação Matemática numa instituição de ensino superior no estado de Roraima. Para conduzir a pesquisa, tomou-se a abordagem qualitativa, com características de estudo de caso numa perspectiva descritiva. Para a produção das informações, utilizou-se da observação do cenário de formação de pedagogos de uma faculdade privada do estado de Roraima, tomando uma disciplina do curso de Pedagogia destinada ao trabalho com a matemática como foco das observações. Foram realizadas entrevistas com a professora formadora dessa disciplina e com uma estudante que desenvolvia o estágio curricular obrigatório. Utilizou-se, ainda, um questionário com todos os estudantes matriculados na referida disciplina. Os resultados apontam que os licenciandos, em sua maioria, desconheciam o termo Tendências em Educação Matemática e suas aplicações dentro do contexto educacional. Conclui-se que o trabalho assentado nas tendências em Educação Matemática e nas suas aplicações no processo de formação de professores pedagogos auxilia no desenvolvimento de uma prática pedagógica coesa, colaborativa, que valoriza as diferentes culturas existentes na sala de aula. Todavia, a abordagem dessas tendências ainda não se faz presente de maneira satisfatória dentro do processo de formação dos pedagogos no contexto investigado. Uma possível explicação reside nas condições de realização da pesquisa, ocorrida durante a pandemia do Covid-19, que trouxe desafios de diversas naturezas, tanto para a pesquisa quanto para a formação dos pedagogos professores.
Abstract: The teaching and learning processes become more significant as the elements of the students’ daily lives are explored to approach the objects of knowledge that are in the school curriculum. Among these elements, those that constitute the students’ cultural identity stand out, as, in addition to favouring the understanding and transformation of the reality in which they are immersed, it makes possible the construction of feelings of belonging to the school and of social integration. An approach in the field of mathematics education that favours this perspective are trends in mathematics education, which aim to value and use the knowledge of the cultural group of which the student is a part, without disconnecting him/her from the broader social and scientific context. The training processes of teachers who teach mathematics should address such trends in order to favour more meaningful teaching and learning processes. Considering this as a guiding principle for training courses, this thesis was developed with the objective of investigating the possibilities and challenges in the training of pedagogue teachers in the perspective of trends in Mathematics Education in a Higher Education institution in the Brazilian State of Roraima. The conduction of the research was carried out under a qualitative approach, with characteristics of a case study in a descriptive perspective. To produce information, the observation of the training scenario of pedagogues of a private college in the state of Roraima was used, taking a discipline of the Pedagogy course destined to work with mathematics as the focus of observation. Interviews were carried out with the teacher who trained this discipline and with a student who was developing the mandatory curricular internship. A questionnaire was also used with all students registered in that discipline. The results show that most undergraduates were unaware of the term Trends in Mathematics Education and its applications in the educational context. It was concluded that the work based on trends in Mathematics Education and its applications in the process of training pedagogue teachers helps in the development of a cohesive, collaborative pedagogical practice that values the different cultures existing in the classroom. However, the approach to these trends is still not present in a satisfactory way in the process of training pedagogues in the investigated context. A possible explanation is in the conditions for carrying out the research, which was developed during the Covid19 pandemic, which brought challenges of different natures both for research and for the training of teacher pedagogues.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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